Suinocultura do PR quer urgência em selo de estado livre da aftosa sem vacina. No programa do Mapa, Sul será o último

Publicado em 22/02/2018 12:49
Juntos com pecuaristas, indústrias e governo, produtores já pedem há tempos essa declaração, se igualando a SC. Status que o BR vai receber de livre da febre com vacinação não ajuda os suinocultores, mais ainda os locais que se preparam para ultrapassar os gaúchos, em 2º no ranking, e que “certamente seremos os primeiros até 2023”. Coreia do Sul, Japão, EUA, UE e Chile, mercados de valor agregado, não compram suínos de países com vacinação.

LOGO nalogo

Podcast

Suinocultura do PR quer urgência em selo de estado livre da aftosa sem vacina. No programa do Mapa, Sul será o último

Download

De acordo com o cronograma do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA), o estado do Paraná será um dos últimos a receber o selo de livre da febre aftosa. Porém, os produtores querem o selo com urgência para fazer negociações com outros países que exigem mercadorias sem vacinação.  

O presidente da Associação Paranaense de Suinocultores, Jacir José Dariva, ressalta que o estado quer antecipar em quatro anos a liberação do selo de livre da doença, visto que os suínos estão suscetíveis ao vírus, sendo que é a cadeia que mais sofre com a febre aftosa e pode impactar na balança comercial.

“Possivelmente nos próximos anos, o Paraná será o maior produtor de suínos do país. Se tiver o selo de livre de aftosa sem vacinação vai beneficiar as exportações e a moeda de troca”, pontua.

A grande vantagem em negociar com países que exigem áreas livres e sem vacinação é pelo fato de ter valor agregado e são consumidores de cortes especiais.  

Até o momento, o abate de suínos chega a 10,46 milhões de cabeças no estado. Segunda a liderança, o Paraná vai ultrapassar o Rio Grande do Sul em abate de suínos até 2023.

Em relação às cotações, o mercado segue lento com referências em torno de R$ 3,50 kg a R$ 3,60 kg na região. “A procura aumentou bastante se comparada à semana passada. A expectativa é que o produtor tenha viabilidade nas próximas semanas”, finaliza.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Giovanni Lorenzon e Andressa Simão
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Flavio Schirmann Formigueiro - RS

    A ganância pode levar a perca dos mercados atuais, fiéis compradores das carnes brasileiras, quando surgirem focos de aftosa em animais provenientes de países sul americanos. Nosas fronteiras são continentais e sem nenhuma fiscalização... a quem pensam que estão enganando? Trabalho e seriedade isso é o que precisamos para aumentar nosso mercado de carnes¹

    1