Preço dos ovos em janeiro foi o melhor para o mês desde 2013, mas custos de produção ainda assombram o produtor

Publicado em 05/02/2020 11:18
Juliana Ferraz - Pesquisadora Cepea
Mesmo com a recuperação das cotações dos ovos no fim de janeiro, o avicultor viu seu poder de compra cair para o mesmo patamar que em janeiro de 2019

Podcast

Mercado do ovo - Entrevista com Juliana Ferraz - Pesquisadora Cepea

Download

LOGO nalogo

Apesar da recuperação dos preços dos ovos na segunda semana de janeiro e do produto ter registrado o melhor preço para o mês desde 2013, os custos de produção ainda representam um grande desafio para o avicultor. De acordo com a pesquisadora do Cepea/Esalq, Juliana Ferraz, mesmo com a valorização dos ovos no fim do mês, em janeiro deste ano o produtor viu seu poder de compra cair ao mesmo nível que no mesmo período de 2019. A expectativa é que as cotações de ovos continuem sustentadas em fevereiro, mas isso não impede que a margem de lucro continue a estreitar, caso os insumos permaneçam em movimento de alta.

Juliana explica que em dezembro do ano passado houve uma valorização atípica para o mercado de ovos, impulsionada pela alta nos preços das carnes bovina, suína e de frango. Os valores despencaram na primeira quinzena de janeiro, movimento esperado devido ao período de férias, mas a partir da segunda quinzena, com os produtores descartando as galinhas poedeiras velhas ou pouco produtivas, a oferta de ovos diminuiu e os preços iniciaram o processo de recuperação.

"Em termos de preço, foi o melhor mês de janeiro desde 2013, quando o Cepea começou a analisar o mercado de ovos, mesmo com valores menores do que os praticados em dezembro", afirma.

Apesar de ter preço menor do que em dezembro, a valorização dos ovos em janeiro mostrou um movimento contrário às demais proteínas de origem animal, que vêm tendo quedas nas cotações.

A expectativa, segundo a pesquisadora, é que os valores continuem sustentados nas próximas semanas, com a demanda mais auqecida por causa da proximidade do período de Quaresma. 

Sobre os custos de produção, Juliana afirma que o panorama é desfavorável para o avicultor, mesmo com o mês de janeiro tendo recuperação de preços para os ovos. "Pode ser que a sustentação dos preços na Quaresma contribua com a margem de lucro do produtor, mas isso só deve acontecer se os preços dos insumos pararem de subir", disse.

Por causa dos aumentos nos preços dos ovos, eventualmente deve haver o repasse para o consumidor, que pode estranhar a movimentação e passar a consumir outra proteína, mas ainda há expectativa positiva de demanda por causa da Quaresma.

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Letícia Guimarães
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário