Possível aumento de taxa sobre o frango brasileiro importado pela África do Sul pode não prejudicar o Brasil

Publicado em 12/02/2020 15:25
Ricardo Santin - Diretor Executivo ABPA
Segundo Ricardo Santin, principal corte comprado pelo país está fora do possível reajuste; redução nos volumes embarcados não afetou o mercado de frango no Brasil

Podcast

Taxação do frango brasileiro na África do Sul - Entrevista com Ricardo Santin - Diretor Executivo ABPA

Download

LOGO nalogo

A intenção da África do Sul de aumentar a taxação sobre determinados cortes de frango importados pode não afetar drasticamente o Brasil, conforme explica o diretor-executivo da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Ricardo Santin. Segundo ele, a maior parcela de carne de frango exportada do Brasil para o país é de Carne Mecanicamente Separada, produto que não vem sendo citado como alvo de aumento. 

Na semana passada, a Bloomberg divulgou que a Associação de Avicultura da África do Sul solicitou ao governo local que as taxas para cortes de frango congelados com osso passem de 37% para 82%, e para cortes desossados congelados, de 12% para 82%, medidas que seriam direcionadas ao Brasil e Estados Unidos.

"Isso é um assunto que já vem sendo aventado desde o ano passado, e isso inclusive já causou a diminuição de exportações de frango para lá, já que o exportador brasileiro fica receoso, sem saber se quando o produto chegar ao destino final, será taxado acima do que era antes", explica Santin. 

De acordo com dados da ABPA, em 2018 a África do Sul era o 4º país que mais importava a proteína do Brasil, e em 2019, passou a ser o 5º, com uma redução de cerca de 18% no volume, o que representa menos 60 mil toneladas. 

Apesar da redução e da possibilidade de aumento da taxação, Santin adverte que ainda não foi estipulado quanto essas tarifas podem aumentar e nem quando isso passaria a vigorar.

Outro ponto levantado pelo diretor-executivo é que, mesmo com essa queda nas importações da África do Sul, o Brasil tem compensado com vendas para outros mercados. 

"Essa redução de 2019 em relação ao ano anterior não afetou o Brasil, não houve excedente de produto no Brasil, tanto por causa de vendas no mercado externo quanto no interno", disse.

A medida é classificada por Santin como protecionista, e para ele, a indústria de frango sul-africana não é eficiente e nem tem a qualidade da brasileira. "Estramos fazendo, em parceria com os Estados Unidos, um trabalho de relações públicas na África do Sul, que é nosso importados há muitos anos, para reforçarmos que as importações são importantes para manter o equilíbrio da inflação no país e garantir a segurança alimentar da população com produtos de qualidade, o mesmo que servimos para as nossas famílias aqui no Brasil".

QUESTÕES SANITÁRIAS

De acordo com Santin, a Europa é um grande exportador de frango para a África do Sul, mas tem salvaguardas quando o assunto é taxação de produtos. Entretanto, o leste europeu, como a Polônia e a Ucrânia, já têm casos de gripe aviária de alta patonegicidade. 

"Nós não comemoramos os problemas que outros países sofrem, mas com esses casos, e com o status sanitário que o Brasil tem, acredito que seja um ponto a ser considerado na tomada de decisão sobre subir as taxas para o produto brasileiro", afirma. 

Sobre a crise sanitária que a China atravessa, atingida pela Peste Suína Africana, corobavírus e, agora, alguns casos de gripe aviária, Santir afirma que a demanda por proteína animal brasileira deve aumentar.

"Em janeiro nós tivemos um aumento de 15% no volume de frango embarcado para a China e 41% na carne suína, em comparação a janeiro de 2019. Agora, o que temos visto, é um retardamento no processo de compra, por causa do feriado do ano novo lunar e dessa dificuldade de cirdulação de mercadorias na China, mas não houve paralisação ans compras", afirmou.

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Letícia Guimarães
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário