Exportação de frango em fevereiro surpreende; mercado interno ainda patina

Publicado em 06/03/2020 15:35
Juliana Ferraz - Pesquisadora Cepea
China permanece líder nas importações, mas outros países ajudaram a atingir recorde; alta do frango vivo no Brasil está ligada ao aumento de insumos

Podcast

Entrevista com Juliana Ferraz - Pesquisadora Cepea sobre o Mercado do Frango

Download

LOGO nalogo

O recorde de volume embarcado de carne de frango em fevereiro surpreendeu os agentes do mercado, de acordo com a pesquisadora do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea/Esalq), Juliana Ferraz. Segundo ela, apesar de a China permanecer liderando como principal destino para o produto, foi o aumento na compra por outros países que ajudou a puxar o volume, como Arábia Saudita, Japão, Emirados Árabes e África do Sul. 

Segundo informações do Cepea, as exportações brasileiras de carne de frango (in natura e processada) atingiram R$ 348,4 mil toneladas, representando  o maior volume para o mês desde o início da série da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), em 1997.

Juliana explica que as razões para o aumento inesperado nas exportações ainda estão sendo analisadas pelos pesquisadoras, mas antecipou que entre os motivos está a crise sanitária que atingiu, principalmente, a Ásia, com surtos de Peste Suína Africana, gripe aviária e coronavírus.

No mercado interno, segundo ela, as vendas de frango ainda patinam. "Apesar de termos visto alguns reajustes positivos para o frango vivo, o aumento está mais atrelado à alta dos insumos do que à venda". 

Neste caso, de acordo com a pesquisadora, quem se beneficia são as agroindústrias habilitadas para exportar o produto, que acabam vendo boas oportunidades com o atual patamar do dólar e a demanda externa aumentando devido às crises sanitárias. 

"No caso dos frigoríficos que atendem exclusivamente a demanda doméstica, a questão fica mais complicada, porque estão tendo que pagar mais caro pelo frango vivo e não conseguem repassar o reajuste integral ao consumidor final, que ainda é reticente em pagar valores mais altos pela carne de frango". 

Para os próximos meses, a situação dos custos de produção deve continuar com insumos como milho e farelo de soja em patamares altos. "No curto prazo, pelo menos, os insumos devem permanecer caros. A expectativa é que em julho, com o começo da colheita da safrinha de milho, os preços devam melhorar". 

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Letícia Guimarães
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário