Granjas operam com ampliação de vazio de alojamento, mas não descartam redução no número de pintos de corte alojados

Publicado em 23/04/2020 15:41
Edmilson Zabot - Vice-Pres. Sind. Rural de Palotina - PR
Medida de aumentar o período da saída de um lote para abate e chegada de novos pintos de corte deve deixar agroindústria sem produção entre seis a oito dias, segundo vice-presidente de sindicato

Podcast

Entrevista com Edmilson Zabot - Vice-Pres. Sind. Rural de Palotina - PR sobre a Produção de Pintinhos de corte

Download

LOGO nalogo

Enquanto a Associação Brasileira dos Produtores de Pintos de Corte (Apinco) estima que em abril a demanda pelos animais tenha caído entre 5% a 10%, o vice-presidente do Sindicato Rural de Palotina (PR), Edmilson Zabot, informou que na região, a medida ainda não foi adotada. O que as granjas adotaram há cerca de um mês foi a ampliação do vazio de alojamento, de 10 dias para 19 dias, o que reflete diretamente na agroindústria.

Segundo Zabot, a medida adotada na região oeste do Paraná representa uma redução drástica no tempo de produção da agroindústria integradora, em torno de 6 a 8 dias sem produzir.

Ele informou que não há números ainda sobre quantas aves podem deixar de ser abatidas, e que o reflexo desta ação deve começar a aparecer na próxima semana. 

"Ainda não houve a redução no número de pintos de corte alojados, mas já temos informações de que as integradoras já estão se programando, e se a demanda por frango continuar baixa, essa é uma medida que pode passar a ser adotada nos próximos 15 ou 20 dias", disse. 

De acordo com ele, há também o temor de uqe o vazio seja ampliado ainda mais, caso a demanda pela proteína continue caindo. "A gente se preocupa porque o produtor tem seus financiamentos para pagar, ele investe pesado nas granjas, tem os funcionários. Isso pode trazer consequências sociais e econômicas terríveis", afirmou. 

Ele explica que a principal planta na região, com capacidade de abate de 600 mil frangos/dia, atualmente continua no mesmo ritmo, mas que o aumento nos dias entre a saída do lote e do alojamento de novos pintinhos vai trazer reflexos. 

Como última consequência da falta de demanda e na redução de animais, Zabot afirma que as agroindústrias podem parar, já que muitas estão com as câmaras frias lotadas, caminhões frigoríficos cheios parados nos pátios. 

"Precisamos que a situação do consumo seja retomada, tanto no mercado interno quanto no externo, porque até nas exportações, se esse problema continuar, pode haver problemas de transporte", disse.

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Letícia Guimarães
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário