Suinocultores podem começar a descartar matrizes e leitões caso demanda interna não melhore nos próximos 30 dias

Publicado em 04/05/2020 16:27
Marcos Antônio Spricigo - Produtor Rural e Proprietário de Frigorífico
Medida de reduzir a nutrição das rações e entregar animais mais leves para o abate tem surtido efeito, mas ação é paliativa para uma situação de demanda baixa em relação à oferta

Podcast

Entrevista com Marcos Antônio Spricigo - Produtor Rural e Proprietário de Frigorífico sobre a Produção de Suínos

Download

LOGO nalogo

 

Em uma tentativa de encurtar a oferta de suínos aos frigoríficos, produtores catarinenses passaram a reduzir o potencial nutritivo das rações, atrasando a engorda dos animais e entregando suínos mais leves para abate. A medida surtiu efeito de leve aumento nos preços, mas segundo Marcos Antônio Spricigo, suinocultor e proprietário de frigorífico catarinense, se a demanda interna não melhorar, medidas mais derásticas devem ser tomadas. 

Ele explica que a diminuição da energia nas rações resultou na última semana de abril um aumento entre R$ 0,40 a R$ 0,50 por quilo e suíno, já que os animais estão indo mais tarde para o abate e mais leves, entre 90kg a 110kg. 

Entretanto, ele ressalta que se o mercado interno não der resposta de melhora de demanda nos próximos 30 a 40 dias, com flexibilização nas aberturas de comércios em todo o país, as lideranças na suinocultura terão que se reunir para decidir por medidas mais drásticas.

"Uma delas é o descarte de leitões que nascerem, também o não cobrimento de matrizes e até o descarte de matrizes que ainda renderiam uns dois partos", disse.

De acordo com Spricigo, a tensão do produtor no momento é muito grande, e é preciso que ele comece a sentir o mercado mais firme para comercializar seu produto com melhores preços. 

"Teve muito suinocultor tomando decisões isoladas, sem se informar direirto com as associações, entrando em desespero e vendendo a preços muito baixos, deixando o mercado cair na mão de especuladores". 

Apesar dos preços baixos, Spricigo conta que os frigoríficos seguem o ritmo de abate nromalmente, mesmo tendo tido desvalorizações nos preços das carcaças vendidas. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Letícia Guimarães
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário