Pesquisa mostra eficácia de óleos funcionais como alternativa ao uso de antibióticos em frangos de corte
Podcast
Entrevista com Priscila Moraes - Professora na Universidade Federal de Santa Catarina sobre o Tratamento para coccidiose em aves
Download
Um estudo realizado em parceria entre as universidades federais de Santa Catarina (UFSC), do Rio Grande do Sul (UFRGS)e o setor privado mostrou a eficácia da utilização de uma mistura de óleos naturais no tratamento da coccidiose em frangos de corte como alternativa ao uso de antibiótico tradicionalmente usado (monensina). De acordo com a professora da UFSC, Priscila Moraes, a comparação entre os tratamentos mostrou que, ao contrário do antibiótico, que mata o parasita, os óleos funcionais aumentaram a resposta imune das aves, fazendo com que o próprio organismo trabalhasse para combater a doença.
A professora explica que a coccidiose é uma doença silenciosa que causa perdas no aviário, já que o parasita Eimeria spp. faz com que os frangos não consigam absorver corretamente os nutrientes, perdendo peso e tendo diarreias. Apesar disso, não há uma taxa alta de mortalidade causada pela coccidiose, mas a doença baixa o sistema imune e "abre portas" para que bactérias patogênicas - e que podem ser fatais - se instalem.
"No estudo, utilizamos a mistura de óleos funcionais de mamona e casca da castanha de caju, um produto que já existe no mercado, e os resultados mostram que a microbiota intestinal das aves ficou mais estável e o sistema imune, fortalecido. Dessa forma, o próprio organismo dos animais consegue combater o parasita".
Priscila explica ainda que já existem pesquisas que apontam cepas de eimeira que se mostram resistentes ao antibibiótico monensina, amplamente utilizado em campo para o tratamento da coccidiose.
"Utilizando o blend de óleos como tratamento alternativo, nós criamos animais resilientes, que conseguem responder e manter o desempenho produtivo frente ao desafio".
A pesquisa, realizada durante o período de mestrado da professora, foi publicada em várias revistas científicas em três fases, detalhando os estudos sobre a microbiota das aves, o desempenho e o sistema imune. O próximo passo agora, de acordo com ela, é testar o blend de óleos funcionais em suínos para entender como o produto pode atuar no organismo do animal.
0 comentário
Reino Unido retira produtos suínos após escândalo sanitário envolvendo peste suína africana no Vietnã
Serviço Veterinário Oficial finaliza visitas nas propriedades da região do foco de gripe aviária em aves silvestres
Tensão no Oriente Médio: demanda consistente e atrasos nos embarques preocupam a cadeia de aves
Embarques de carne suína crescem em fevereiro e Filipinas ampliam liderança entre destinos
Embarques de carne de frango crescem 5,3% em fevereiro
Ovos/Cepea: Cotações seguem firmes com demanda aquecida e oferta limitada