Dia do Avicultor: apoio da família foi a base para trajetória de 20 anos de Márcio Galli na atividade

Publicado em 28/08/2020 12:35 e atualizado em 29/08/2020 07:07
Márcio Galli - Avicultor na Região de Palotina/PR
Avicultor começou a trabalhar como extensionista na área, e com o suporte do irmão, conseguiu levantar do chão sua própria granja que hoje sustenta a família

Podcast

Entrevista com Márcio Galli - Avicultor na Região de Palotina/PR sobre o Dia do Avicultor

Download

LOGO nalogo

Foi durante a faculdade de medicina veterinária, concluída em 2000, que o avicultor Márcio Antônio Galli, de Palotina (PR) começou a se interessar pelo ramo da avicultura, atraído principalmente pelos cálculos. Entretanto, a base familiar, desde o avô, passando pelos pais, é de criação e trabalho no campo, na agricultura. 

Nesta sexta-feira, 28 de agosto, é comemorado o Dia do Avicultor, e a história de Galli de 20 anos de estrada na atividade é um exemplo de tantas outras Brasil afora, representando gente que lida diariamente nas granjas, cuidando da qualidade da carne de frango que chega ao prato de tantas pessoas.

Hoje, o Brasil figura entre os principais países produtores da proteína avícola e o maior exportador, com status sanitário e qualidade respeitados no mercado externo.

A história dele começou como extensionista na cooperativa C.Vale em 2000, e o aprendizado e interesse pela atividade foi aumentando. Cinco anos depois, Galli decidiu arrendar dois galpões de 100mx12m para começar sua criação. 

"O tempo foi passando, e em 2012 comecei a tocar o projeto para realizar o sonho de ter a própria granja. No ano seguinte, foi feito o primeiro alojamento. Isso só foi possível porque meu irmão me apoiou, me deu a terra e avalizou o financiamento", conta, emocionado. 

Ainda que já estivesse trabalhando no próprio negócio, Galli só deixou os galpões arrendados no ano de 2016 para se dedicar integralmente à sua granja. "Em 2014, 2015, a minha granja começou a se viabilaizar, e é uma atividade que me anima muito e que me dá orgulho", conta. 

Atualmente, trabalhando como integrado de uma cooperativa que exporta carne de frango, ele ressalta que o trabalho na avicultura não é fácil, tendo sempre que atualizar a granja às novas tecnologias e exigências dos mercados externo e interno. "Mas é o trabalho do avicultor que possibilita a implantação dessas novas tecnologias, e de que o manejo seja feito de maneira correta".

Para o futuro, Galli, que é pai de um menino e uma menina, torce para que os filhos sigam na atividade e assumam o patrimônio da família, mas sem fazer imposições. 

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Letícia Guimarães
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • EDMILSON JOSE ZABOTT PALOTINA - PR

    Parabéns aos avicultores, atividade que tem contribuído em muito com geração de emprego e renda e, principalmente, produzindo um alimento extremamente barato para o mundo . E neste pedido de Pandemia do Covid19 não parou , correu todos os riscos para continuar produzindo e mantendo empregos de milhões de brasileiros e estrangeiros envolvidos na cadeia produtiva .

    O Avicultor mesmo com as dificuldades que enfrentar na atividade com altos custos de produção , caixa qualidade de energia elétrica e demais problemas que envolvem a cadeia , não desiste , termina um lote , já da início ao próximo ... Parabéns a todos estes guerreiros e guerreiras da Avicultura .

    1
    • Leodir Vicente Sbaraine Terra Roxa - PR

      Além de barato, é de ótima qualidade..., parabéns a toda cadeia de produção avícola do Brasil...

      1