Projeto inédito une avicultura e geração de energia fotovoltaica em Minas Gerais

Publicado em 04/09/2020 15:37 e atualizado em 07/09/2020 14:42
Dirceu Martins - Gerente Regional do Sistema FAEMG/SENAR/INAES
A intenção é que os proprietários das áreas arrendadas para instalação das placas solares tenham uma complementação da renda e mantenham uma atividade produtiva

Podcast

Entrevista com Dirceu Martins sobre a Criação de Frangos sob Placas de Energia Solar

Download

LOGO nalogo

O sistema Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais - Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Faemg/Senar) apresentou no final de agosto um projeto pioneiro de capacitação para moradores de áreas rurais no norte de Minas Gerais de integrar a geração de energia fotovoltaica com a criação de aves de postura.

De acordo com o gerente regional do órgão, Dirceu Martins, explica que o lançamento do curso é uma parceria com as empresas Ser-Tão Solar e Envert, que já têm cerca de 100 parceiros no norte do Estado arrendando parte de suas terras para a instalação das miniusinas de geração de energia.

"A intenção é que o produtor, além de ganhar dinheiro com o arrendamento da área para a empresa, consiga complementar sua renda, seja com avicultura básica ou avicultura de postura. Além disso, prezamos para que a função social da terra, que é produzir alimento, seja mantida, e isso também ajuda a evitar o êxodo rural", disse.

Como o projeto foi apresentado recentemente, Martins explica que é necessário aguardar a demanda de quantos produtores parceiros destas empresas, ou se outras empresas que também atuam na área, vão querer participar. 

As miniusinas têm uma área de 1000m², com capacidade de geração 14 mil kilowatts/mês, energia que é captada totalmente pela empresa, que também arca com a instalação da estrutura das placas, em torno de R$ 350 mil. 

No caso da avicultura, a área abaixo das placas fotovoltaicas devem ser cercadas e transformadas em abrigo por conta do proprietário da terra, com potencial de alojamento de 500 aves e produção de 450 ovos/dia. 

Martins ressalta o potencial desse projeto, explicando que 21% da energia solar gerada no país vem de Minas Gerais, e que 100% do que é gerado no Estado, está localizado na região norte. 

"Nós entramos com a parte de capacitação de como fazer esse trabalho da avicultura integrada à geração de energia, e esperamos que haja uma boa demanda para que os agricultores sigam no campo".

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Letícia Guimarães
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário