Setores de rações e carnes devem ficar atentos a possível 'apagão' de oferta de grãos entre retorno da TEC e início da colheita

Publicado em 22/10/2020 16:12 e atualizado em 22/10/2020 17:49
Victor Ikeda - Analista de Grãos do Rabobank
Preocupação é motivada pelo atraso no plantio de soja nas principais regiões produtoras do Brasil, o que pode fazer com que não haja o volume necessário quando o prazo de isenção da TEC terminar

Podcast

Entrevista com Victor Ikeda - Analista de Grãos do Rabobank sobre o Mercado de Ração

Download

LOGO nalogo

Após a retirada da Tarifa Externa Comum (TEC) para importação de soja e milho de países de fora do Mercosul, aprovada pela Câmara de Comércio Exterior (Camex) na última sexta-feira (16), o setor de rações e de produção de proteína animal deve se planejar para garantir os insumos, de acordo com o analista do mercado de grãos do Rabobank, Victor Ikeda. 

Segundo ele, o prazo para importação de soja sem a tarifa vai até janeiro de 2021 e do milho, até março do ano que vem, entretanto, com o atraso no plantio da safra de soja no Brasil e em outros países da América do Sul por problemas climáticos, é possível que os grãos entrem no mrecado após estas datas.

"Para quem compra, já é interessante travar algumas posições, porque com o atraso, a soja deve chegar ao mercado depois de janeiro, e se houver algum problema climático no decorrer da safra, pode chegar em menor quantidade e em preços mais altos", disse. 

A mesma possibilidade é citada em relação ao milho safrinha, que rep´poe, de fato, a demanda do mercado brasileiro. Com o atraso da soja, corre-se o risco de atrasar o plantio da safrinha, fazendo com que o milho fique mais vulnerável a intempéries. 

"A retirada temporária da TEC não vai mexer na estrutura dos preços, não vai baixar drasticamente. Seguimos em viés de alta, e caso ocorra algo com as safras nacionais, os preços tendem a subir ainda masi, e só haverá uma recomposição de insumos com a entrada da safra dos Estados Unidos, em meados de 2021", explicou.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Letícia Guimarães
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário