Mercado do frango tem alta em março e deve seguir estável em abril

Publicado em 07/04/2021 15:04 e atualizado em 07/04/2021 15:58
Juliana Ferraz - Pesquisadora Cepea
Segundo especialista, mercado interno aquecido e bons volumes de exportação devem sustentar preços, apesar da pressão dos custos de produção

Podcast

Entrevista com Juliana Ferraz - Pesquisadora Cepea sobre o Mercado do Frango

Download

LOGO nalogo

Neste recém terminado mês de março, a média geral de preços no mercado do frango indicou alta, segundo a pesquisadora do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), Juliana Ferraz. Segundo ela, a intensidade de alta para a proteína avícola foi, inclusive, superior à carne bovina. Ainda assim, a carne de frango segue sendo mais competitiva que a bovina, em patamares altos, e que a suína, que sofreu quedas durante o mês.

Como exemplo, a pesquisadora cita o frango inteiro resfriado, referência Grande São Paulo, que chegou a R$ 6,06/kg, valor 3,3% superior a fevereiro de 2021 e 32% maior do que março de 2020. Como razões para o aumento nos preços, ela cita a descapitalização da população em decorrência da pandemia da Covid-19, fazendo com que o consumidor opte pela carne mais barata, e pelos bons ritmos de exportação, que aumentaram em 13% em março no comparativo com o mês anterior.

O período de recrudescimento das medidas restritivas devido à pandemia também afetou a movimentação de preços de alguns cortes da ave; o peito de frango e a carne mecanicamente separada (utilizada, por exemplo, na fabricação de nuggets de frango) tiveram aumento, enquanto o coração da ave, consumido em churrascos, sofreu queda de cerca de 4% em março. 

Apesar das altas dos preços para o setor de avicultura de corte de maneira geral, os custos de produção, principalmente no que se refere à alimentação das aves, segue pressionando as margens e sendo absorvido ao longo da cadeia. Segundo Juliana Ferraz, os custos de produção não devem ceder de forma contundente, e o repasse à ponta consumidora não costuma ser bem aceito. 

Para abril, a pesquisadora aponta um viés de estabilidade para o mercado do frango, destacando a continuidade dos bons volumes exportados e da demanda interna aquecida, sobretudo com o pagamento da nova rodada de pagamento do auxílio Emergencial, cedido pelo Governo Federal. 

 

 

 

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Letícia Guimarães
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário