Laboratório Federal em MG está apto a diagnosticar Peste Suína Africana

Publicado em 20/08/2021 15:44
Marcelo Camargos - Auditor fiscal federal agropecuário e responsável pelo LFDA-MG
Unidades no Sul e Sudeste do país também poderão realizar testes sorológicos em breve para detectar a doença

Podcast

Entrevista com Marcelo Camargos - Auditor fiscal federal agropecuário e responsável pelo LFDA-MG sobre Laboratório realiza avaliação da peste suína africana no país

Logotipo Notícias Agrícolas

Com a detecção de um caso de Peste Suína Africana (PSA) na República Dominicana recentemente, o reforçoi nos protocolos de segurança para a suinocultura brasileira foram reforçados, e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) já tem um laboratório com capacidade para diagnosticar a doença. 

O Laboratório Federal de Defesa Agropecuária (LFDA) de Minas Gerais faz parte de uma rede de instituições federais de laboratórios e, nesta semana, foi anunciado como instituição apta a realizar o diagnóstico. De acordo com o auditor fiscal agropecuário e representante do LFDA-MG, Marcelo Camargos, a unidade realiza dois tipos de exames para a detecção do vírus da PSA: teste sorológico ou molecular.

"O sorológico é feito em animais que contraíram a doença mas sobreviveram, situação em que o sangue é analisado em busca de anticorpos. Já o teste molecular se utiliza de partes de tecidos dos animais, como pulmões e baço, por exemplo, para identificar a presença do vírus", disse.

Desde 2015 a padronização e verificação dos métodos já vêm sendo trabalhadas na unidade, e no ano passado, de acordo com Camargos, dois funcionários do local foram à um laboratório-referência da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE, na sigla em inglês) para receber treinamento. 

Além do laboratório em Minas Gerais, Camargos explica que a unidade localizada em Pernambuco pode receber em breve a validação para a realização de diagnósticos, e no Sul e Sudeste do Brasil, laboratórios devem passar a realizar o teste sorológico. 

 

 

 

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Letícia Guimarães
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário