Suinocultor passou por prejuízo os 12 meses de 2021, diz presidente da APCS
Podcast
Entrevista com Valdomiro Ferreira - Presidente APCS sobre o Mercado dos Suínos
![]()
Mesmo neste final de ano, época em que tradicionalmente a demanda e os preços da carne suína melhoram, o produtor não está conseguindo sequer cobrir os custos de produção, segundo o presidente da Associação Paulista de Criadores de Suínos (APCS), Valdomiro Ferreira. Ele explica que a cada 100kg de animal terminado, o produtor perde R$ 100,00.
"Infelizmente o suinocultor vai terminar 2021 tendo apssado por prejuízos pelos 12 meses. E 2022 também promete desafios ao setor", disse.
Ferreira explica que para o ano que vem, a China deve seguir em processo de recuperação dos plantéis e renegociando valores dos contratos de importação da proteína com o Brasil. Soma-se a isso a questão da inflação norteamericana que deve elevar os juros nos Estados Unidos, atraindo investidores, valorizando o dólar e encarecendo commodities, como milho, soja r farelo, componentes que pesam no custo de produção da suinocultura.
"Tivemos um crescimento expressivo de produção em 2021, e a suinocultura tem um ciclo longo, leva tempo para reduzir. Esperamos que com as vendas de final de ano essa oferta seja escoada, e talvez 2022 tenha um crescimento menor do que foi este ano", explicou.
0 comentário
Média diária exportada de carne de frango recua 8,2% em novembro/25
Carne suína: novembro registra recuo de 14% no volume exportado em comparação ao ano anterior
Preços da suinocultura independente seguem firmes, mas o mercado permanece atento a novas oportunidades na demanda externa
Mercado do frango inicia dezembro com boas perspectivas, mas poder de compra do produtor cai
Suínos/Cepea: Vivo segue na casa dos R$ 8/kg
Brasil pode ampliar exportações de carne de frango em 0,5% em 2025 após reversão de embargos, diz ABPA