Preços na suinocultura têm curva de alta em abril, mas demanda não deve seguir tão aquecida nos próximos meses, diz especialista

Publicado em 28/04/2022 15:16 e atualizado em 28/04/2022 16:24
Luiz Gustavo Tutui - Analista de Mercado do Cepea
Além da redução na oferta tanto de animais para abate quanto de carne no mercado, demanda externa e interna favoreceram elevações

Podcast

Entrevista com Luiz Gustavo Tutui - Analista de Mercado do Cepea sobre o Mercado dos Suínos

Logotipo Notícias Agrícolas

A suinocultura brasileira viu os preços subirem neste mês de abril, principalmente na segunda quinzena do mês, o que é atípico, conforme explica Luiz Gustavo Tutui, analista de mercado do Cepea. Segundo ele, as altas fora puxadas pela demanda interna e externa, além de uma redução na oferta de animais para abate e de carne suína. 

A demanda aquecida, principalmente no mercado interno, pode ter sido favorecida pelos feriados presentes na segunda quinzena do mês, além do término do período de Quaresma, quando parte da população evita o consumo de carne. 

Estas altas, entretanto, podem não ter uma continuidade em um ritmo tão acelerado nos próximos meses, segundo Tutui. Isso porque, além do favorecimento em relação aos feriados, a população segue com baixo poder aquisitivo, e não há previsão de que mais medidas de amparo econômico sejam criadas, como foi o caso da liberação do saque do FGTS, por exemplo.

"Isso acaba fazendo com que haja um certo limite de consumo, ainda que a carne suína esteja neste momento mais competitiva que a de frango. Para maio, há a expectativa do Dia das Mães, que é uma data tradicionalmente muito boa para vendas de carne suína, mas não podemos olhar com muito otimismo para a demanda nos próximos meses", disse.

Analisando o intervalo entre 27 de março e 27 de abril, as principais praças produtoras registraram variação de alta no valor do quilo do animal vivo entre 16,22%, no caso do Rio Grande do Sul até 29,87% em São Paulo. Este incremento vem amparado também pela alta no preço da carcaça suína, que foi de 22,59% no mesmo período. Tutui pontua que o fato de a ponta produtora e a indústria estarem "caminhando juntas" em termos de proporção de aumento mostra uma "qualidade" na alta dos preços, apontando para uma equalização de ritmo entre os elos da cadeia.

indicador suíno vivo cepea 27 abril 2022
preço da carcaça especial cepea 27 abril 2022

 A respeito da diferença entre as proporções de aumento no preço do suíno vivo entre as praças produtoras, o especialista aponta que São Paulo é, tradicionalmente, mais consumidor do que produtor de carne suína, e que normalmente o ritmo das mudanças de preço são mais perceptíveis no Estado, diferente de outras praças que produzem mais e distribuem os animais ou a carne para outras regiões do país. 

Atualmente, de acordo com a série histórica do Cepea, a carne suína atingiu o maior índice de competitividade frente à carne de frango em 12 anos. Isso aponta que pode haver um favorecimento no consumo mas, de acordo com Tutui, o produtor precisa estar atento ao mercado, já que um controle muito rígido de oferta pode trazer os preços mais para cima e reduzir essa competitividade, gerando um recuo do consumidor. 

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Letícia Guimarães
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário