Nova disrupção logística na China faz exportações de carne do BR terem que desviar de Xangai

Publicado em 29/04/2022 15:07 e atualizado em 29/04/2022 15:39
Luis Rua - Diretor de Mercados da ABPA
Casos de Covid 19 fizeram com que a cidade com um dos portos mais importantes da China entrasse em lockdown

Podcast

Entrevista com Luis Rua - Diretor de Mercados da ABPA sobre os Suínos

Logotipo Notícias Agrícolas

Decretado no final e março e prorrogado ainda no começo deste mês de abril, o lockdown em Xangai, na China, causado pelo aumento nos casos de Covid-19 têm impactado a logística mundial, e segundo o diretor de mercado da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Luís Rua, o Brasil não fica de fora desta disrupção.

Ele pontua que, especificamente sobre as exportações de carnes de aves e suína, sendo a China o principal parceiro comercial do Brasil, as cargas estão sendo desviadas do porto de Xangai, principal destino de exportações mundiais, e sendo encaminahdas para portos alternativos, o de Yantian, principalmente.

Entretanto, Rua explica que tanto a ABPA quanto os associados monitoram diariamente as cidades chinesas que possuem portos adequados para receber as cargas. Isso porque o gigante asiático adotou uma política de tolerância zero para a Covid-19, e o porto que está aberto hoje pode ser fechado temporariamente no dia seguinte caso haja o decreto de um lockdown. 

"Isso acaba gerando um aumento no custo do transporte das cargas, já que, além de percorrer um trajeto diferente para chegar em outros portos, há a questão da rigidez no controle sanitário na chegada ao local. Exames são feitos para detectar traços da coença nas cargas, e isso afz com que elas fiquem um pouco mais tempo paradas nos portos, o que também eleva os custos", disse.

De maneira geral, conforme ele afirma, o frete marítimo global aumentou entre 4 a 5 vezes o valor normal, movimento suportado pela escassez de contêineres e de linhas de transporte. 

"Apesar desta nova disrupção na cadeia logística mundial, não é  aprimeira vez que isso ocorre durante a pandemia. Então o mercado já está, em termos,a costumado com isso. Não houve quebras de contrato ou cancelamento de compras até agora porque os importadores compreendem a questão", disse Rua.

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Letícia Guimarães
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário