Lideranças da área da avicultura ressaltam pujança e resiliência do setor neste Dia Mundial do Frango

Publicado em 10/05/2022 15:25
Dilvo Grolli e José Eduardo dos Santos - Presidente da Coopavel e Presidente Executivo da ASGAV
Geração de empregos, disponibilidade de alimentos e qualidade na produção colocam o Brasil no topo dos maiores players mundiais

Podcast

Dia Mundial do Frango

Logotipo Notícias Agrícolas

Neste dia 10 de maio, quando é comemorado o Dia Mundial do Frango, o presidente da Coopavel, no Paraná, Dilvo Grolli, e o presidente executivo da Asgav, no Rio Grande do Sul, José Eduardo dos Santos, destacam a importância do setor não só para o Brasil.

De acordo com eles, a avicultura de corte representa fonte de renda para muitas famílias, direta ou indiretamente envolvidas no setor, além de fornecer alimento de qualidade para a mesa dos brasileiros e mais de 150 países mundo afora. 

No ano de 2021, segundo dados da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), as exportações de carne de frango bateram recorde, chegando a 4,6 milhões de toneladas. Dentre toda a produção brasileira da proteína, 32,17% é destinada ao mercado externo, enquanto 67,83% ficam em solo brasileiro.

As lideranças do setor destacaram ainda não só o volume de produção no Brasil, mas também a competitividade frente às carnes concorrentes (bovina e suína) e também a sanidade, tendo em vista os atuais surtos de influenza aviária registrados na Europa e Estados Unidos. 

Apesar dos bons resultados, o setor, assim como o das outras proteínas animais, enfrenta o desafio dos altos custos de produção, puxado principalmente pelos grãos que fazem parte da nutrição das aves: milho e soja. 

Outro gargalo é a questão logística que vem sendo discutida entre os Estados do sul do país, onde se concentra a produção de aves de corte. Para Grolli e Santos, é preciso que se invista nas ferrovias que, de acordo com o presidente da Coopavel, tornam o transporte de produtos do agronegócio 35% mais baratos do que o transporte rodoviário.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Letícia Guimarães
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário