Após abertura para Santa Catarina exportar carne suína para o México, embarques devem começar a acontecer no 2º tri de 2023, diz liderança
Podcast
Após abertura para Santa Catarina exportar carne suína para o México, embarques devem começar a acontecer no 2º tri de 2023, diz liderança
Nesta segunda-feira (14) foi informado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, além do Governo de Santa Catarina, sobre a abertura do mercado do México para importação de carne suína catarinense. De acordo com o presidente da Associação Catarinense de Criadores de Suínos (ACCS), Losivanio de Lorenzi, ainda é cedo para falar em números possíveis de volumes a serem embarcados ao México. Entretanto, é relevante o fato de que o país figura em terceiro lugar entre os que mais compram carne suína no mundo.
De acordo com informações da Secretaria de Agricultura de Santa Catarina, em 2021 o México importou 1,16 milhão de toneladas do produto e este ano a expectativa é de que as compras atinjam 1,25 milhão de toneladas, volume que deve se manter em 2023. A principal origem das importações mexicanas de carne suína é os Estados Unidos.
"É importante diversificar os mercados para os quais exportamos, sobretudo com a China recuperando seus planteis e sendo o maior parceiro comercial brasileiro para a carne suína", explica.
De acordo com ele, o anúncio ainda é a etapa inicial de um processo que ainda deve contemplar visitas técnicas às plantas habilitadas, negociações e avaliação de competitividade para então iniciar os embarques, de fato, o que é previsto por Lorenzi para o segundo trimestre de 2023.
0 comentário
Custos da ração pressionam a suinocultura e exigem estratégia do produtor em 2026
Chile habilita Núcleo Genético Gênesis para exportação de suínos de reprodução
Ucrânia pode perder até metade do rebanho suíno em 2026 com PSA e crise de preços
Carne suína registra avanço no preço externo no início de fevereiro
Exportações de carne de frango ganham ritmo em valor no início de 2026
Como estão os custos de produção na suinocultura?