Trigo: Parte dos leilões de Pepro de 2014 ainda não foi paga e situação preocupa produtores em relação às operações futuras

Publicado em 17/06/2015 10:32
Trigo: Parte dos leilões de Pepro de 2014 ainda não foi paga, com recursos não disponibilizados e situação preocupa produtores em relação às operações futuras. Demanda no Brasil está estabilizada e ampla oferta mundial deve seguir pressionando os preços. Tendência para o curto prazo, porém, é de volatilidade. Clima adverso para as lavouras dos EUA também é considerado.

O trigo na Bolsa de Chicago opera em campo positivo na manhã desta quarta-feira (17) refletindo o excesso de chuvas no Meio-Oeste americano, e acompanhando altas nas cotações de soja e milho.

Por volta das 11h20 os principais vencimentos na CBOT trabalham com ganho de 7 a 9 pontos. Segundo Marcelo de Baco, corretor da De Baco Corretora de Mercadorias o mercado opera em cadeia, por isso quando "um dos grãos desponta ele acaba arrastando os outros, e percebemos que soja, milho e trigo fazem esse movimento trabalhando em conjunto".

Para ele, a tendência no curto prazo e de volatilidade com picos de preços, haja vista que o mercado deve continuar com o foco nos eventos da safra norte-americana. "Quando tem o câmbio e Chicago em alta, é ponto de venda, sempre tem uma variável que pode anular algum efeito de alta, mas nesses momentos é interessante aproveitar", considera.

O percentual de estoques com relação à demanda mundial pelo trigo está com maior folga neste ano. Em comparação a 2014 a relação era de 25% de estoque para o consumo, já em 2015 essa correspondência passa para 28%, "então teoricamente nós temos três meses de estoques para demanda mundial". Segundo Marcelo, o próximo volume significativo de oferta que devem chegar ao mercado é da produção da Argentina e Austrália, em meados de novembro, o que mostra um intervalo pequeno.

No mercado interno com a relação de estoque confortável, a posição da Bolsa acaba refletindo mais, "porém alguns fatores locais também influenciam na formação dos preços, como a liberação de novas licenças de exportação pela Argentina. E essa oferta argentina de 1 milhão de toneladas somado a tudo que já foi liberado, temos 4,7 milhões toneladas de exportação argentina que satisfaz numericamente as necessidades brasileiras de importação", explica Baco.

Segundo ele, a demanda brasileira de trigo está sofrendo uma redução principalmente nos estados do sul e São Paulo. Além disso, as grandes indústrias não vêm a necessidade de fazer estoques de farinha, pois a oferta está "plena" sem risco de desabastecimento.

Esses fatores podem influenciar nas decisões de investimento dos produtos para essa safra de inverno. Porém "se o produtor for muito econômico, na hora de vender ele pode ser muito castigado", alerta Baco.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Carla Mendes e Larissa Albuquerque
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário