Em Santo Ângelo (RS), chuvas e queda de granizo ocasionam prejuízos na área urbana

Publicado em 14/07/2015 11:40
Em Santo Ângelo (RS), chuvas e queda de granizo ocasiona prejuízos na área urbana. Com excesso de umidade, produtores não conseguem fazer os tratos culturais nas lavouras de trigo e a preocupação é com o aparecimento de doenças. Em junho, o acumulado ficou em 220 mm. Precipitações continuam na região nos próximos dias.

Uma frente fria avança sobre o Rio Grande do Sul e provoca chuva forte e até granizo em algumas cidades. Em Santo Ângelo, no noroeste do Estado, houve queda de granizo por aproximadamente, dois minutos, atingindo principalmente a área urbana.

Essas condições climáticas têm atrapalhado os tratos culturais nas lavouras do trigo, além disso, o excesso de umidade já alerta os produtores para o aparecimento de doenças. De acordo com o presidente do sindicato rural, Cláudio Duarte, não é possível fazer a aplicação de nitrogênio, e outros defensivos agrícolas.

Segundo ele, no ano passado foram registrados 375 mm de chuvas no mês de junho, e neste ano o acumulado chegou a 220 mm, porém em 2014 "as chuvas ocorreram mais espaçadas e neste ano está sendo continuo. Faz praticamente duas a três semanas que chove direto na nossa região", explica Duarte.

No mês de julho, as precipitações já acumulam 100 mm em apenas 14 dias, e as previsões são de mais chuvas para os próximos dias. Esse cenário tem impedido a entrada nas lavouras, por isso Duarte conta que ainda não foram realizados levantamentos para avaliar os danos, mas já é possível afirmar "que não há um desenvolvimento normal em função dos produtores não conseguirem aplicar o nitrogênio", exemplifica o presidente.

Para Duarte, os problemas climáticos aliados a redução de área que ocorreu no estado, bem como em outras regiões do país, vão resultar em uma menor oferta de trigo no mercado. "Precisamos ter uma preocupação maior quanto aos estoques e a garantia do preço mínimo, até porque não se sabe o que vamos produzir e a qualidade desses produtos. Ainda existe uma disponibilidade de trigo da safra anterior, mas um produto de baixa qualidade".

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Fernanda Custódio e Larissa Albuquerque
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário