Em Nova Mutum/MT, colheita da soja está terminando e produtividade média não deve alcançar 45 sacas por hectare

Publicado em 22/03/2016 11:25
Plantio do milho safrinha em Nova Mutum-MT está concluído, mas metade da safra foi plantada fora da janela ideal

Com a colheita de soja na reta final, os produtores da região de Nova Mutum (MT), estão amargando prejuízos com a produtividade baixa. Na média do município o rendimento das lavouras em condições normais era de 54 a 55 sacas por hectare, enquanto que neste ano o resultado médio não chega a 45 sc/ha.

Nesses níveis, o rendimento para a maioria dos produtores tem ficado abaixo dos custos de produção. De acordo com o Imea (Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária) o custo total de um hectare no estado foi de R$ 2.958,37 na safra 2015/16.

Segundo o presidente do sindicato rural de Nova Mutum, Luiz Carlos Gonçalves, a situação é ainda mais grave para os agricultores arrendados. "Eles gastas em média 10 sacas por hectare para pagar a terra, se ele fechar a média de 45 sc/ha, ainda teria mais 38 sacas de custo de produção, a conta não fecha, sem contar os problemas de endividamentos", ressalta Gonçalves.

No fim do ano passado, grandes irregularidades nas chuvas no Centro-Oeste colocaram em dúvida o tamanho da safra de Mato-Grosso, que representa um terço da produção nacional. Posteriormente, a regularização das precipitações em boa parte das áreas ao longo de janeiro e fevereiro permitiu a recuperação parcial de algumas áreas, no entanto, as lavouras de ciclo tardio não conseguiram aproveitar o período chuvoso, e vem registrando o pior desempenho na produtividade.

Diante dos problemas climáticos que afetaram a safra de soja não só em Nova Mutum, mas em todo o estado, no inicio do mês passado seis cidades decretaram situação de emergência, sendo elas: Sorriso, Vera, Feliz Natal, Ipiranga do Norte e Nova Ubiratã.

De acordo com o presidente do sindicato rural, Nova Mutum também está com os tramites necessários já preparados para tomar essa medida, no entanto, ainda aguarda um melhor posicionamento de todo o setor produtivo.

"Finalizando a colheita teremos uma reunião com o poder executivo e as lideranças do agronegócio para tomarmos uma decisão em conjunto, porque decretar situação de emergência pode comprometer os novos mecanismos de crédito futuramente", explica Gonçalves.

Milho 2ª safra

O plantio do milho safrinha em Nova Mutum já está encerrado, porém, quase metade de área foi cultivada fora da janela ideal e dependerá o clima nos próximos meses para garantir boa produtividade.

Segundo o presidente, mesmo fora período indicado, os agricultores optaram pela semeadura, pois boa parte dos insumos já estava adquirida. Além disso, muitos têm a esperança de que as chuvas prolonguem durante os meses de abril e maio como ocorreu em anos anteriores, garantindo um bom desempenho das lavouras.

Na média da região a produtividade em condições normais é de 80 sacas por hectare.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Aleksander Horta e Larissa Albuquerque
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário