Produtividade média da soja em Ipiranga do Norte -MT não chega a 43 sacas por hectare faltando menos de 2% de área para ser colhida

Publicado em 23/03/2016 11:03
Muitos produtores não conseguiram colher 30 sacas por hectare e vão ter problemas para cumprir contratos já fechados

A colheita da soja no município de Ipiranga do Norte, no Mato Grosso, encerrou confirmando a quebra na produtividade que já vinha sendo prevista desde o final do ano passado. Na média da região o produtividade das lavouras atingiu 42,7 sacas por hectare, contra 55 sc/ha na previsão inicial de colheita.

O município que cultivou 215 mil hectares de soja nesta safra, desde o início da semeadura sofreu com a estiagem que, em algumas localidades chegou há 50 dias. Apesar da média de rendimento ficar em torno de 42 sacas por hectare, o presidente do sindicato rural, Valcir Batista Gheno, conta que grande parte dos produtores está colhendo abaixo de 30 sc/ha, amargando prejuízos ainda maiores.

Segundo ele, o custo de produção na região é de 42 sacas por hectare, e mesmo nas propriedades onde o rendimento foi superior, os sojicultores também tiveram prejuízo neste ano.

"Vai haver uma dificuldade muito grande em honrar os compromissos, e precisaremos de uma negociação por parte das traders e dos bancos", destaca Gheno. No município sazonalmente cerca de 60% da produção é comercializada antecipadamente.

Devido à quebra na produção da soja o município de Ipiranga do Norte encontrou com pedido de decreto de estado de emergência ainda em dezembro de 2015, a qual foi acatado pelo governo do estado nesta semana.

Para Gheno essa é mais uma ferramenta de auxilio aos produtores, mas não soluciona os prejuízos financeiros acarretados pela estiagem.

Na região a saca da oleaginosa é comercializada entre R$ 55,00 a R$ 56,00.

Milho safrinha

Com a evolução da colheita da soja, as áreas destinadas ao milho safrinhas também já estão semeadas há aproximadamente 10 dias, no entanto, muitas lavouras - dos 120 mil hectares - foram plantadas fora da janela ideal.

"Está chovendo bem aqui, com boa umidade e as lavouras se desenvolvem bem. Já tem milho pendoando, o que garante pelo menos uma parcela da produtividade", destaca Gheno.

Em condições normais de clima, a média de rendimento das lavouras é de 90 a 110 sacas por hectare.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Aleksander Horta e Larissa Albuquerque
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário