No momento de definição da próxima safra em MT, cerca de 40% dos insumos ainda não foram comprados com dificuldade de crédito

Produtores já se preparam para plantio da próxima safra de grãos no maior estado produtor do Brasil, mas algumas restrições de crédito trazem incerteza para produção
Publicado em 25/07/2016 12:41

Descapitalizados e com dificuldade de acesso ao crédito, os produtores do Mato Grosso ainda não adquiriram todos os insumos para a próxima safra.

A safra de verão mato grossense, que começa oficialmente em setembro, tem apenas 60% dos insumos necessários adquiridos. Conforme explica o vice-presidente da Aprosoja MT, Elso Pozzobon "normalmente o produtor se prepara com bastante antecedência para garantir melhor logística", porém neste ano os prejuízos afetaram os preparativos.

Influenciado pelo El Niño o clima foi bastante prejudicial à cultura da soja e milho no estado. Em alguns municípios os produtores estão negociando multas de contratos antecipados com o cereal.

Veja mais:

>> Produtores finalizam a colheita da safrinha de milho em Sinop (MT) e buscam renegociação de contratos

Descapitalizados "o produtor tem dificuldade de liquidar o custeio anterior e com isso os bancos estão retento os financiamentos", explica Pozzobon.

Diante desse cenário o vice-presidente diz não acreditar em ampliação de área na safra de verão, podendo, inclusive, haver redução caso a situação de crédito não se resolve dentro dos próximos 45 dias.

Tradicionalmente o estado produz de 24 a 28 milhões de toneladas, variando de acordo com as condições climáticas. Para a safra 2016/17, 1,42 milhão de toneladas foram negociadas em junho, avançando as vendas antecipadas da safra para 25,81%, segundo o Imea (Instituto Mato Grossense de Economia Agropecuária).

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Receba em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Seguir canal

0 comentário