RS deve colher produção recorde de grãos na safra 2016/17, projeta Farsul

Publicado em 26/12/2016 14:46
873 exibições
Produtores gaúchos deverão colher cerca de 33,4 milhões de toneladas de grãos nesta temporada, caso o clima seja favorável. Número é 6,2% maior do que o registrado na safra anterior. Ao todo, serão semeados 8,67 milhões de hectares neste ciclo. Crescimento deverá ser impulsionado pelo aumento nas áreas de cultivo de soja e arroz.
Antônio da Luz - Economista - FARSUL
Tags:
Fonte:
Notícias Agrícolas

1 comentário

  • Rudinei Luis Erpen Lagoão - RS

    Como é possivel prever uma safra recorde no Rio Grande do Sul se o ciclo da principal cultura (o soja) apenas está em fase inicial, e pior, com diversas áreas do estado com problema de estiagem. Existem bolsões de estiagem em praticamente todas as regiões do estado. No caso do milho a estiagem em algumas regiões já comprometeu drasticamente a produtividade. E mesmo com previsão de chuvas nos próximos dias, existem diversos modelos que indicam que essas chuvas serão bem espaçadas na segunda quinzena de janeiro e durante o mês de fevereiro. Até é possível termos uma boa produtividade ainda, mas é muito cedo para se garantir isso...

    2
    • Joacir A. Stedile Passo Fundo - RS

      Caro Rudinei! Todo o ano é igual! A midia, mais Conab, mais videntes lançam a supersafra antes de ser plantada! Só podemos dizer que uma safra foi boa depois que estiver COLHIDA! Antes? Só chute que só traz prejuizo para o produtor rural. Alguém já viu uma previsão, antes do plantio, de uma safra frustrada??? Ficamos arrotando supersafra com 210 milhões de toneladas de todos os grãos somados e os USA, com área territorial parecida, colhem 385 milhões de toneladas de milho + 110 milhões de toneladas de soja + 55 milhões de toneladas de trigo= 550 milhões de toneladas só destes tres! Falta somar os outros grãos! E nós com supersafra??? Nós os produtores nunca somos consultados para saber como estão indo as nossas lavouras e quais são as nossas previsões!

      3