Colheita da soja segue atrasada em Campo Novo do Parecis-MT por excesso de chuva e prejuízos já chegam a 15% da produção

Publicado em 03/03/2017 11:55
Confira a entrevista de Giovana Velke - Presidente do Sindicato Rural de Campo Novo do Parecis (MT)
Ainda faltam 20% de área para serem colhidas em uma época que os trabalhos no campo já deveriam estar encerrados em Campo Novo do Parecis-MT

Com a colheita da soja em andamento, a situação em Campo Novo do Parecis, no oeste do Mato Grosso, não é muito otimista. De acordo com Giovana Velke, presidente do Sindicato Rural do município, a colheita está atrasada - resta ainda 20% e as perdas são, a cada dia, maiores.

Os principais problemas são encontrados na classificação e na qualidade da soja colhida. "Não tem mais soja padrão no município", diz Velke. O excesso de chuvas e os grandes atoleiros gerados nas estradas, com tratores tendo que retirar caminhões, são alguns dos principais problemas. Além disso, a situação na BR 163 vem impedindo que os produtos saiam do campo.

"Este era um ano em que o produtor apostou que ia dar tudo certo, mas o tempo não colaborou para o produtor este ano", destaca a presidente. Segundo ela, alguns produtores abandonaram até 500 hectares, sem condições de entrar com as colheitadeiras no campo. Com isso, o município tem uma média de perdas de 15% na produção em geral.

Ela conta ainda que os produtores estão sendo penalizados pelas traders e pelas indústrias, que descontam a qualidade do produto quando a soja é entregue, mas que depois misturam o produto de baixa qualidade com soja em bom estado e ganham em cima da venda do produtor. Com isso, ela critica a falta de normas específicas e gerais para classificação de soja no Brasil.

Em parceria com a Aprosoja, o Sindicato Rural de Campo Novo do Parecis disponibiliza aos produtores um técnico credenciado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para realizar laudos de qualidade do produto colhido.

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Aleksander Horta e Izadora Pimenta
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário