Temporal destrói mais de mil hectares de milho na região de Tuparendi (RS)

Publicado em 11/10/2017 11:46
Confira a entrevista de Itálico Cielo - Presidente do Sindicato Trabalhadores Rurais de Tuparendi - RS
Chuva, ventos fortes e queda de granizo também afetaram as lavouras de trigo. Apenas 10% da área havia sido colhida até o momento. Prejuízos ficarão aos produtores. Na soja, áreas afetadas deverão ser replantadas na região. Cenário agrava preocupação e rentabilidade dos agricultores. Meteorologia mantém alerta para temporais no estado nesta quarta-feira (11).

LOGO nalogo

Itálico Cielo, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Tuparendi e Porto Mauá (RS), destaca que o noroeste do Rio Grande do Sul sofreu com as fortes chuvas e com a queda de granizo nesta semana. De acordo com ele, as pedras prejudicaram as culturas de milho e o trigo pronto para colher, além de danos de 100% sobre a soja já germinada de algumas lavouras.

Foram vários galpões e casas destelhadas e árvores caídas em uma extensão de 20km. Os produtores de uva também sofreram os efeitos climáticos, além dos pecuaristas, que tiveram dano nas pastagens.

Agora, os produtores, que possuem um sistema troca-troca de sementes com o Governo do estado, estão em busca de reconstruir suas lavouras. Além das perdas, há lavouras que sofreram com o acamamento ou com a queda de qualidade - no trigo, poucas poderão ter o grão específico para gerar farinha para pão.

Os temporais ainda não chegaram ao fim e ainda ameaçam a região, em meio a produtores preocupados e preços baixos. Os prejuízos não estão todos calculados, mas Cielo avalia que eles são grandes.

No replantio da soja, haverá uma maior despesa de insumos. Outros, que ainda não possuíam a oleaginosa germinada, terão de aguardar alguns dias para ver o resultado. Entretanto, há produtores que optam pelo plantio apenas em novembro.

O Sindicato, agora, trabalha realizando um levantamento a partir do contato com os produtores e recomenda bastante cautela para este momento.

Leia mais:
» Clima: Previsão de chuvas de até 100 mm e ocorrência de granizo nesta 4ª em boa parte do PR, RS e SC

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Fernanda Custódio e Izadora Pimenta
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário