Plantio de soja na Argentina está atrasado com irregularidade climática. Mas por enquanto, sem prejuízos para a produção

Publicado em 29/11/2017 16:36
Confira a entrevista com Sebastian Gavalda - Diretor da Globaltecnos (Argentina)
Apesar do clima seco, reserva hídrica nas camadas mais profundas é boa e pequenos volumes de chuvas são suficientes para reiniciar os trabalhos de plantio

LOGO nalogo

Sebastian Gavalda, diretor da Globaltecnos Argentina, conversou com o Notícias Agrícolas sobre as tendências em torno da safra de soja na Argentina, que se encontra em uma dualidade climática neste momento.

Para Gavalda, a situação vivida pelo país é bastante "rara". Anteriormente, os excessos hídricos atingiram regiões importantes para a produção, como o noroeste de Buenos Aires, o sul de Santa Fe, o sul de Córdoba e o norte de La Pampa. Esta situação levou a uma estimativa de queda de área para o plantio - segundo o Ministério da Agroindústria, a soja deve ter 1 milhão de hectares a menos no país.

Nos últimos 30 dias, as chuvas foram muito escassas em boa parte da Argentina. Este fator foi bom por um lado: esses 1 milhão de hectares perdidos começaram a secar e podem ficar disponíveis para o plantio. Por outro, a falta de chuvas paralisa o plantio de soja porque os primeiros centímetros do solo, embora haja uma boa reserva hídrica nas camadas mais profundas, não têm umidade. Ou seja: os argentinos não estão esperando grandes volumes e, sim, alguns milímetros para continuar o plantio.

O plantio, neste momento, está cerca de 15% abaixo da média. A província que enfrenta os maiores problemas é Córdoba, devido a uma maior escassez de chuvas. Ainda há tempo para plantar, entretanto, embora o rendimento, a cada dia que passa, corra o risco de ficar menor.

No final de novembro, a situação ainda não é considerada grave. Segundo o diretor, se não voltar a chover em 30 dias, a Argentina poderá começar a falar em perda de perda de produção por queda de área. Ele lembra, ainda, que o fator La Niña, que diminui as chuvas no país, pode estar presente.

A Argentina conta com dois plantios de soja: o primeiro que, dependendo da zona, começa em outubro e vai até o final de novembro e o segundo, após o trigo, que ocupa os meses de dezembro e janeiro.

Gavalda destaca que é difícil estimar perdas neste momento, já que não há nada consolidado. "Estamos no meio do caminho para dizer algo concreto", apontou o diretor.

Tendo em vista que o mercado internacional precifica um excesso de produção de soja a nível global, ele acredita que apenas um problema muito complicado para a Argentina seria suficiente para mexer com as cotações em níveis expressivos.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Aleksander Horta e Izadora Pimenta
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário