Menor disponibilidade de trigo no mercado interno estimula alta de 11% nos preços em relação ao ano passado

Publicado em 30/01/2018 13:05
Apesar da alta, preços estão próximos de um teto com grande oferta argentina, moinhos bem estocados e dólar baixo

LOGO nalogo

Élcio Bento, analista da Safras & Mercado, destacou ao Notícias Agrícolas nesta terça-feira (30) que o momento atual dos preços no mercado de trigo é de melhora nas cotações, até 11% mais elevadas do que no ano passado, já que a produção total brasileira despencou para 4,3 milhões de toneladas em função das questões climáticas e, consequentemente, a oferta interna vem menor este ano.

O país atingiu também seu segundo maior volume de importação, com 7,5 milhões de toneladas. Desta forma, o trigo até tipo 3, que é á grande parcela da produção, é demandado para a mistura com o trigo de qualidade superior proveniente da Argentina.

Contudo, os próximos meses trazem o início da comercialização física da safra de verão, de forma que a logística e os produtores estarão voltados para essa atividade. Prevendo este movimento, os moinhos já se encontram comprados, saindo do mercado até o momento em que essa situação se dissipar.

Dessa forma, Bento avalia que "no curto prazo, não tem o porquê de os preços subirem mais ainda". O trigo argentino deve entrar com preços mais agressivos, já que há mais de 10 milhões de toneladas excedentes no país para serem escoadas.

Para os brasileiros, o analista aponta que o dólar, frente a um ano eleitoral, pode trazer novos cenários para o mercado de trigo, de forma que este movimento, bem como o período da safra de verão, devem ser levados em conta na hora da comercialização.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Aleksander Horta e Izadora Pimenta
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

2 comentários

  • Mylton Casaroli Londrina - PR

    Mais um ano. E continuamos indecisos se perdemos com milho safrinha ou trigo. Alguma sugestão?

    0
  • Ricardo Menarim Castro - PR

    Pagaremos caro no futuro por não termos uma política nacional que valorize o trigo nacional, que remunere nossos bravos triticultores.....

    0
    • Rafael Antonio Tauffer Passo Fundo - RS

      Enquanto o dólar estiver barato o trigo vai estar desse jeito.... Aqui na minha região não produz milho safrinha. Faz 3 anos que não planto trigo e do jeito que está, por um bom tempo não vou mais plantar.

      0