Trigo: Prejuízos ainda serão avaliados após a ocorrência de geadas na região de Santa Rosa (RS)
Podcast
Entrevista com Nelson Della Valli - Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santa Rosa/RS sobre as Geadas no Trigo
Download

Na região de Santa Rosa (RS), as lavouras de trigo também foram atingidas por duas geadas no último final de semana. No domingo (26), os termômetros marcaram -4ºC na região. O levantamento dos prejuízos nas plantações ainda será realizado nos próximos dias. Cerca de 40% das lavouras está em fase de espigamento e em torno de 60% em estágio de emborrachamento.
Segundo o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santa Rosa, Nelson Della Valli, nas áreas de baixada, as geadas foram de forte intensidade. Para essa temporada, a expectativa era de uma produtividade entre 50 a 60 sacas de trigo por hectare, uma vez que as lavouras apresentavam boas condições.
"Ainda iremos avaliar, mas os produtores têm seguro na nossa região, porém, que só irá pagar o financiamento caso as perdas sejam grandes. Já os preços estão próximos de R$ 39,00 a saca na cooperativa, valor que não remunera o agricultor", explica Della Valli.
Milho
Do mesmo modo, as lavouras de milho também foram atingidas pelas geadas na região. "O cereal está em fase de germinação, ainda iremos avaliar nos próximos dias também. Mas é um susto grande aos produtores, o custo da lavoura de milho é alto", pondera a liderança sindical. Até o momento, em torno de 60% a 70% da área projetada para essa safra já foi plantada com o grão.
1 comentário
Área semeada com arroz no RS ultrapassa 95,24% da intenção
Preços de arroz e feijão caem, mas consumo segue em retração no varejo alimentar em 2025
CNA defende avanço nos padrões de qualidade para feijão e pulses
Plantio do Feijão 1ª Safra se aproxima do final no Rio Grande do Sul
Federarroz faz balanço de 2025 e projeta cenário desafiador mas otimista para 2026
Farsul divulga nota técnica sobre impactos da queda do preço do arroz na arrecadação do ICMS
Paulo Luis Heinzmann Salvador das Missões - RS
Sugiro abordar assuntos técnicos com Agrônomos da região!!