Embrapa descarta nova bactéria no trigo em Goiás e aponta ataque de brusone mais agressiva do que o normal

Publicado em 23/05/2019 11:27 e atualizado em 24/05/2019 09:52
4596 exibições
Pesquisa demonstra que condições climáticas no cerrado, com muita chuva e calor, levaram ao ataque do fungo nas folhas do trigo, ao invés de atingir apenas as espigas.
Osvaldo Vasconcellos Vieira - Chefe Geral da Embrapa Trigo

Podcast

Entrevista com Osvaldo Vasconcellos Vieira - Chefe Geral da Embrapa Trigo sobre as Doenças nas lavouras de trigo do Cerrado

Download

LOGO nalogo

A Embrapa Trigo concluiu suas análises sobre os problemas que apareceram nas lavouras de trigo do cerrado, em especial em Goiás, se espalhando para Minas Gerais e São Paulo. Segundo o Chefe Geral da Embrapa Trigo, Osvaldo Vasconcellos Vieira, o que aconteceu foi uma incidência mais agressiva do que o normal de brusone.

“Em campo ficou claro que haviam diversos sintomas dessa doença e que as características eram mais folheares. Para nossa surpresa, 76% do que foi apresentado era brusone, que acontece principalmente na espiga, mas estava aparecendo também na folha. Então a principal causa foi a brusone, e apareceu também 15% de mancha marrom”, diz Vieira.

A pesquisa foi realizada nos laboratórios da Embrapa Trigo após visitas às áreas atingidas e coleta de amostras em mais de 18 propriedades em Goiás, Minas Gerais e Distrito Federal. As conclusões mostraram que, as condições climáticas da região eram extremamente favoráveis à este fungo com chuvas mais atrasadas e temperaturas altas que facilitaram a penetração do fungo.

O Chefe da Embrapa Trigo também descarta a possibilidade desse problema se espalhar para outras regiões produtoras, como os estados do Sul brasileiro. “Houve essa preocupação por parte de grandes cooperativas do Paraná, mas já discutimos com eles o que é recomendado e, no momento, as condições não são favoráveis. No Sul brusone não é problema, é muito difícil ter uma condição de temperaturas mais elevadas por aqui”.

Confira a íntegra da entrevista com o Chefe Geral da Embrapa Trigo no vídeo.

Veja a nota técnica divulgada pela Embrapa Trigo

>> Brusone em lavouras de trigo no Brasil Central - Safra 2019

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

Nenhum comentário