Produtores de Guarapuava/PR realizam plantio das safras de inverno em meio a clima atípico para época do ano

Publicado em 18/06/2019 11:53 e atualizado em 18/06/2019 13:48
701 exibições
Frio está menor do que o normal e a região ainda não registrou geadas. Mesmo assim as perspectivas para as safras de trigo e cevada são boas, já que frentes frias são esperadas na virada de junho para julho e na passagem de julho para setembro.
Rodolpho Botelho - Presidente do Sindicato Rural de Guarapuava/PR

Podcast

Entrevista com Rodolpho Botelho - Presidente do Sindicato Rural de Guarapuava/PR sobre o Acompanhamento de Safra de Inverno

Download

LOGO nalogo

O momento de semear as safras de inverno chegou para os produtores de Guarapuava no Paraná. A safra de cevada já está em pleno plantio e o trigo já se iniciou em algumas áreas, mas deve ter as atividades intensificadas a partir da próxima semana.

Segundo Rodolpho Botelho, presidente do Sindicato Rural de Guarapuava/PR, a lentidão na semeadura se dá devido ao clima na região que está atípico para essa época do ano, uma vez que o frio está menor do que o normal e a região ainda não registrou geadas.

Apesar disso, a liderança destaca que as previsões climáticas apontam duas frentes frias no município nas viradas dos meses junho/julho e julho/setembro que devem garantir um bom desenvolvimento das lavouras de inverno, que devem ser colhidas no outubro, se entendendo até novembro no caso do trigo.

Botelho ainda conta que o mercado para venda dessas produções é concentrado em moinhos de trigo e empresas de bebidas que compram a cevada. Sendo assim, muitos contratos antecipados foram firmados o que da segurança ao produtor para definir preço já na colheita.

Confira a entrevista completa com o presidente do Sindicato Rural de Guarapuava/PR no vídeo.

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

Nenhum comentário