Após geadas e seca, apenas 54% do trigo no Paraná está em boas condições

Publicado em 23/08/2019 10:53 e atualizado em 23/08/2019 11:28
826 exibições
Colheita já começou em algumas áreas do estado e deve se intensificar nos próximos meses. Expectativa do Deral é colheita de 2,7 milhões de toneladas
Carlos Hugo Godinho - Engenheiro Agrônomo do Deral

Podcast

Entrevista com Carlos Hugo Godinho - Engenheiro Agrônomo do Deral sobre o Panorama do Trigo no Paraná

Download

LOGO nalogo

O último boletim divulgado pelo Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria de Agricultura e do Abastecimento do Paraná aponta que a colheita do trigo já começou no estado, 1% da área colhida até a última segunda-feira (19).

De acordo com o engenheiro agrônomo do Deral, Carlos Hugo Godinho, as primeiras áreas do estado já estão colhendo e os trabalhos devem se intensificar durante setembro e outubro para atingir a produção estimada de 2,7 milhões de toneladas.

Godinho destaca ainda que as geadas deste inverno, aliadas ao tempo seco dos últimos dias, foram responsáveis por reduzir a qualidade das lavouras de trigo no Paraná. Nos últimos dados levantados pelo departamento, apenas 54% das áreas apresentavam boas condições, contra 37% médias e 9% ruins, um índice menor do que a média dos últimos anos.

Quando olha para o mercado, o produtor paranaense já vendeu 6% da atual safra e encontra preços estáveis, nos mesmos patamares de 2018, devido a essa incerteza sobre a atual safra que deve ter problemas no Paraná, mas se desenha positiva no Rio Grande do Sul e na Argentina.

Confira a entrevista completa com o engenheiro agrônomo do Deral no vídeo.

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

0 comentário