Plantio do arroz já começou em Uruguaiana/RS e área cultivada deve ser até 5% menor

Publicado em 05/09/2019 15:31 e atualizado em 05/09/2019 16:13
895 exibições
Após excesso de chuvas tirar 15% da produção na última safra, produtores da região esperam clima dentro da normalidade para voltar a produzir bem
Roberto Fagundes Ghigino - Presidente da Associação de Arrozeiros de Uruguaiana/RS

Podcast

Plantio do arroz já começou em Uruguaiana/RS e área cultivada deve ser até 5% menor

Download

LOGO nalogo

O plantio do arroz já começou em Uruguaiana/RS e segundo Roberto Fagundes Ghigino - Presidente da Associação de Arrozeiros, a estimativa é que a região tenha a área cultivada reduzida em até 5%. O presidente afirmou ainda que o plantio iniciou nesta semana foi feito pelos agricultores que têm as maiores áreas da região. 

Segundo o presidente, a área plantada deve sofrer uma redução em decorrência da crise que os agricultores vêm enfrentando nos últimos anos. Apesar de ainda não afirmar que os números são exatos, ele ressalta que tudo indica que haverá a diminuição das áreas. "Em quatro anos tivemos duas enchentes, dois anos muito complicados de clima. Ano passado foi uma perda de produtividade em torno de 15%", afirma. 

Com bases nos dados meteorológicos, os produtores esperam que encontrarão um ano neutro nesta safra. "Para nós é um ano neutro, é um ano seco. Quer dizer que talvez tenha um produção melhor", comenta. 

O mercado do arroz na região, segundo o presidente, teve uma melhora nos últimos dias. De acordo com ele, muitos produtores não têm estoque do arroz e por isso não conseguiram aproveitar a melhora nos preços. A expectativa é que essa nova safra seja colhida a partir do início de fevereiro. 

 

Por: Guilherme Dorigatti e Virgínia Alves
Fonte: Notícias Agrícolas

0 comentário