Colheita do trigo avança no Paraná e produção deve ser 16% menor do que safra passada

Publicado em 10/10/2019 11:07
850 exibições
Estiagem e geadas prejudicaram produção, principalmente, das primeiras áreas colhidas e isso pode refletir em diminuição da área cultivada para a próxima safra.
Carlos Hugo Godinho - Engenheiro Agrônomo do Deral

Podcast

Colheita do trigo avança no Paraná e produção deve ser 16% menor do que safra passada

Download

LOGO nalogo

Até a última segunda-feira (07) o Paraná já havia colhido 76% da safra de trigo, um avanço de 6% com relação a última semana e um adiantamento com relação à safra passada, que tinha colhido menos da metade do total até este mesmo período.

De acordo com o engenheiro agrônomo do Deral, Carlos Hugo Godinho, a colheita deve se estender até dezembro, mas perdendo força após o fim de outubro, e que a produtividade deve melhor a partir de agora, uma vez que as primeiras áreas colhidas foram as que mais sofreram com a falta de chuvas e as geadas do início do inverno.

Godinho credita justamente à essas adversidades climáticas a diminuição de 16% na produção do estado com relação à safra passada e cerca de 900 mil toneladas a menos do que o potencial produtivo dos 1,02 milhões de hectares cultivados.

Diante deste cenário, a expectativa do Deral é de que a área cultivada na próxima safra de trigo seja ainda menor, uma vez que os produtores acumulam quatro safras seguidas com baixas produtividades.

Confira a entrevista completa com o engenheiro agrônomo do Deral no vídeo.

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

0 comentário