Plantio do trigo no Paraná já começou e expectativa é de safra cheia, com até 3,5 milhões de toneladas
Podcast
Plantio do trigo no Paraná já começou e expectativa é de safra cheia, com até 3,5 milhões de toneladas
Download
O plantio da safra de trigo já começou pontualmente em algumas regiões do Paraná, especialmente na parte norte do estado. Os trabalhos de semeadura devem se estender até o mês de junho, chegando à região sul paranaense, e vêm acompanhados de boas expectativas.
Segundo o engenheiro agrônomo do Deral, Carlos Hugo Godinho, a área cultivada no estado deve crescer 5% neste ano e são esperadas 3,5 milhões de toneladas produzidas, contra as cerca de 2 milhões do ano passado.
Godinho destaca que o aumento recente nas cotações do trigo que saltaram de R$ 50,00, patamar que já cobria os custos de produção, para R$ 58,00 animaram os produtores a investirem mais nesta safra.
O especialista aponta ainda que há uma perspectiva de aumento na oferta global de trigo, o que pode impactar na queda dos preços internacionais, mas que a alta do dólar ante ao real iria manter os valores interessantes aos produtores brasileiros.
Confira a entrevista completa com o engenheiro agrônomo do Deral no vídeo.
1 comentário
Federarroz avalia como sucesso os leilões da Conab para escoamento do arroz safra 2024/2025
Do prato ao campo: Como a queda no consumo de arroz e feijão afeta a saúde e a renda do produtor rural
Trigo/Cepea: Preços apresentam movimentos distintos dentre os estados
Arroz/Cepea: Com expectativa positiva para leilões, preços sobem
Área semeada com arroz no RS ultrapassa 95,24% da intenção
Preços de arroz e feijão caem, mas consumo segue em retração no varejo alimentar em 2025
Carlos William Nascimento Campo Mourão - PR
Nem tiraram a semente do barracão e já anunciam super-safra. A quem interessa essa mentira? quem ganha com isso? Esses discípulos de Mãe Dinah deveriam por a mão na consciência , pois estão prejudicando os agricultores. Daqui a pouco vai faltar gente para plantar. Vejam a média de idade dos agricultores. Prejuízo por anos não estimula a produção. A geração mais nova não quer saber de roça.
Boa tarde concordo e assino embaixo hoje na lida 60,00 contratos 50,00 pera aí já cai um monte e tem mais trigo riso de 10 é 9 então como tem a cara de pau de falar em super safra esse pessoal não enxerga um palmo na frente do nariz!
Mesma conversa, sempre ... todos sabem que tem preço na planta mas na colheita nem mercado tem..., então o que vejo todo ano é agricultor falando que não vai planta trigo, aí chega na hora todos plantam..., ora bolas, se não dá lucro por que plantam?? Rotação de cultura?? Logo, a cultura de trigo sempre foi e sempre vai ser assim.