Oeste da Bahia aposta na cultura do sorgo para se livrar de pragas, combater nematoides e preparar palhada para a soja

Publicado em 21/07/2020 15:10 e atualizado em 21/07/2020 17:05
Celito Eduardo Breda - Diretor de Grãos do Sind. Rural de LEM/BA
Produtores da região tem aumentado área de sorgo na segunda safra ao invés do cultivo do milho para baratear os custos de produção e ampliar ganhos agronômicos antes da próxima safra de verão com a soja

Podcast

Oeste da Bahia aposta na cultura do sorgo para se livrar de pragas, combater nematoides e preparar palhada para a soja

Download

LOGO nalogo

Há anos o oeste da Bahia sofre com a alta pressão da cigarrinha no cultivo do milho segunda safra, ao ponto de a cultura ser praticamente inviabilizada em muitas regiões. Na busca por uma alternativa de cultivo, o sorgo tem ganhado espaço e crescido cerca de 1.400% nos últimos cinco ou sete anos.

Segundo o diretor de grãos do Sindicato Rural de Luís Eduardo Magalhães/BA, Celito Eduardo Breda, o tamanho do investimento na safra de milho, com a necessidade de até 12 aplicações de defensivos, não era pago pelo rendimento do cereal. Sendo assim, o sorgo é uma alternativa já que o custo de produção é a metade do milho e os rendimentos ainda são razoáveis.

Mas apesar disso, o maior motivador para a adoção do sorgo é o ganho agronômico da cultura. Entre os benefícios citados por Breda estão a formação de palhada para a próxima safra de soja, o combate aos nematóides (por algumas variedades do sorgo), acabar com as pragas, utilização em áreas de refugio alternativo para tecnologias Bt e possibilidade de plantio  ao redor dos parques não proíbem o cultivo de tecnologias transgênicas.

Sorgo Oeste da Bahia

Confira a íntegra da entrevista com o diretor de grãos do Sindicato Rural de LEM/BA no vídeo.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Guilherme Dorigatti
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário