Mato Grosso terá laboratório para garantir medição de umidade correta no momento da entrega dos grãos
Podcast
Mato Grosso terá laboratório para garantir medição de umidade correta no momento da entrega dos grãos
Download
Nesta última segunda safra de milho uma reclamação foi recorrente aos produtores do Mato Grosso: a discrepância nas medições de umidade dos grãos no momento da entrega da produção.
Segundo as instruções normativas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o percentual tecnicamente recomendado para comercialização do milho e da soja é de até 14%. Mas muitas vezes, a diferença na medição é de até 2 pontos percentuais para mais na hora da arbitragem com os compradores.
De acordo com a gerente de defesa agrícola da Aprosoja/MT, Jerusa Rech, até o momento não havia nenhum instrumento oficial para garantir a aferição correta dos equipamentos utilizados nesta medição de umidade.
Justamente para resolver este problema, será instalado o primeiro laboratório para aferição destes instrumentos de medição de umidade no estado pela Aprosoja/MT em parceria com a empresa Motomco e o Instituto de Pesos e Medidas de Mato Grosso (Ipem-MT).
A partir desta próxima safra verão 2020/21, os produtores que tiverem dúvidas no momento das medições de umidade podem acionar o laboratório, que irá enviar técnicos treinados para aferir os equipamentos utilizados e garantir medições corretas.
Rech destaca ainda que, como o Ipem é um órgão público, o laboratório poderá ser acionado também pelas próprias empresas que recebem os grãos, para garantir o perfeito funcionamento de seus aparelhos.
Confira a entrevista completa com a gerente de defesa agrícola da Aprosoja/MT no vídeo.
0 comentário
Anec eleva projeções de exportações de soja, farelo de soja e milho do Brasil em dezembro
Arroz/Cepea: Preços têm pequenas reações
Federarroz orienta produtores a aderirem a leilões de apoio
Feijão/Cepea: Preços registram movimentos distintos dentre as regiões
Produção de grãos da China aumenta 1,2% em 2025, atingindo novo recorde
SC: Câmara Setorial de Grãos discute impactos do clima na safra de milho