Mato Grosso terá laboratório para garantir medição de umidade correta no momento da entrega dos grãos

Publicado em 03/09/2020 11:33
Jerusa Rech - Gerente de Defesa Agrícola da Aprosoja/MT
Projeto do Ipem, em parceria com a Aprosoja/MT, vai garantir aferição correta dos equipamentos que medem a umidade dos grãos. Em caso de dúvidas, os produtores poderão acionar os técnicos do laboratório, que irão até o local aferir os equipamentos utilizados

Podcast

Mato Grosso terá laboratório para garantir medição de umidade correta no momento da entrega dos grãos

Download

LOGO nalogo

Nesta última segunda safra de milho uma reclamação foi recorrente aos produtores do Mato Grosso: a discrepância nas medições de umidade dos grãos no momento da entrega da produção.

Segundo as instruções normativas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o percentual tecnicamente recomendado para comercialização do milho e da soja é de até 14%. Mas muitas vezes, a diferença na medição é de até 2 pontos percentuais para mais na hora da arbitragem com os compradores.

De acordo com a gerente de defesa agrícola da Aprosoja/MT, Jerusa Rech, até o momento não havia nenhum instrumento oficial para garantir a aferição correta dos equipamentos utilizados nesta medição de umidade.

Justamente para resolver este problema, será instalado o primeiro laboratório para aferição destes instrumentos de medição de umidade no estado pela Aprosoja/MT em parceria com a empresa Motomco e o Instituto de Pesos e Medidas de Mato Grosso (Ipem-MT).

A partir desta próxima safra verão 2020/21, os produtores que tiverem dúvidas no momento das medições de umidade podem acionar o laboratório, que irá enviar técnicos treinados para aferir os equipamentos utilizados e garantir medições corretas.

Rech destaca ainda que, como o Ipem é um órgão público, o laboratório poderá ser acionado também pelas próprias empresas que recebem os grãos, para garantir o perfeito funcionamento de seus aparelhos.

Confira a entrevista completa com a gerente de defesa agrícola da Aprosoja/MT no vídeo.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Guilherme Dorigatti
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário