Safra verão 20/21 em Santa Catarina terá aumento nas áreas de soja, milho e arroz e expectativa de mais produtividade
Podcast
Safra verão 20/21 em Santa Catarina terá aumento nas áreas de soja, milho e arroz e expectativa de mais produtividade
Download
A safra de verão 2020/21 em Santa Catarina irá registrar aumento nas áreas cultivadas para a soja, milho grão, milho silagem e arroz e deve contabilizar acréscimos também nas produções e produtividades dos grãos, de acordo com levantamento da Epagri (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina).
Segundo o analista do Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola da Epagri, Haroldo Elias Tavares, a soja vai começar a ser plantada entre o final de outubro e começo de novembro com aumento de 6% na área cultivada e expectativa de produção de 2.456.005 toneladas, 7% a mais do que 2019/20.
Para o milho, os trabalhos de plantio já começaram no estado e deve representar aumento de 3,14% na área do milho grão e 13,6% no milho silagem com expectativa alta para as produções, que podem crescer 12,31% no grão (2.827.170 toneladas) e 7,29% na silagem.
Outro cultivo que já está sendo semeado é o arroz. Santa Catarina é o segundo maior produtor de arroz do Brasil e deve produzir nesta safra 2020/21 um total de 1.258.123 toneladas após aumento de 0,32% na produtividade em relação ao último ciclo agrícola. Tavares destaca que novos volumes de arroz devem entrar no mercado estadual na virada de janeiro para fevereiro e até lá, os preços seguirão firmes para os produtores.
Nas culturas de verão, apenas o feijão deve registrar queda na área cultiva em 0,8%, mas mesmo assim, uma redução bastante inferior à média de diminuição de área das últimas safra que é de 7,17%. Diante disso, a Epagri estima produção em 72.553 toneladas, volume 15,36% superior à safra 2019/20.
Confira a entrevista completa com o analista do Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola da Epagri no vídeo.
0 comentário
Área plantada de feijão no Brasil em 2025 se manteve entre as menores já registradas
Exportações de arroz da Tailândia podem cair até 12,5% em 2026, prevê governo
Retro 2025-Feijão/Cepea: Em 2025, cotações do feijão preto cedem, enquanto os do carioca se sustentam
Federarroz avalia como sucesso os leilões da Conab para escoamento do arroz safra 2024/2025
Do prato ao campo: Como a queda no consumo de arroz e feijão afeta a saúde e a renda do produtor rural
Trigo/Cepea: Preços apresentam movimentos distintos dentre os estados