Vlamir Brandalizze: Petróleo em alta ajudando Soja em Chicago

Publicado em 11/03/2021 15:40
Tempo & Dinheiro - Com João Batista Olivi
Vlamir Brandalizze: Conab aumentou safra do Milho do Brasil e mercado segue calmo

Agronegócio cresce 24,3% em 2020 e responde por mais de 1/4 do PIB do Brasil, diz CNA

LOGO REUTERS

SÃO PAULO (Reuters) - O Produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio cresceu 2,06% em dezembro e fechou 2020 com uma expansão recorde de 24,31%, com o setor ampliando sua participação para mais de um quarto da economia do país, que teve desempenho negativo em outros segmentos por impacto da Covid-19.

Tanto a cadeia produtiva da agricultura quanto da pecuária tiveram expansões expressivas em 2020, avançando 24,2% e 24,56%, respectivamente, impulsionadas por uma alta de preços e safras recordes.

Com o resultado, o agronegócio ampliou para 26,6% sua participação no PIB total do país no ano passado, versus 20,5% em 2019, segundo estudo realizado pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).

Todos os segmentos da cadeia produtiva do agronegócio brasileiro no geral tiveram alta em 2020, com destaque para o setor primário (56,59%), seguido por agrosserviços (20,93%), agroindústria (8,72%) e insumos (6,72%).

"O desempenho do PIB do agronegócio reflete a evolução da renda real do setor, em que são consideradas as variações tanto de volume quanto de preços reais", notou a CNA.

Entretanto, CNA e Cepea ressaltam que, apesar do resultado recorde do PIB no ano passado, a cadeia produtiva agrícola ainda se recupera de um cenário adverso de anos anteriores --no setor primário (atividade dentro da porteira), por exemplo, a renda real recuou 20% de 2017 a 2019, apesar do crescimento de 20% da produção no mesmo período, devido a preços.

O uso intenso de venda antecipada de grãos também contribuiu para que a maior parte dos produtores não se beneficiasse plenamente da forte alta dos preços ao longo de 2020, afirmou a entidade. Além disso, houve elevação dos custos de produção.

Em relação ao ramo pecuário, a elevação dos preços das proteínas animais em relação a 2019 e a expansão da produção e do abate de suínos e aves e da oferta de ovos e leite refletiram o resultado do ano passado no PIB.

"Mas o forte aumento nos custos de produção afetou negativamente as margens dentro da porteira e na agroindústria", disse a nota.

A CNA e o Cepea têm um cálculo mais abrangente do PIB do setor em comparação com o governamental IBGE, que calcula apenas o segmento primário.

O indicador para o PIB dentro da porteira, do IBGE, deverá voltar a crescer este ano, com a CNA projetando aumento de 2,5% sobre 2020, disse à Reuters o coordenador do Núcleo Econômico da entidade, Renato Conchon, na semana passada.

Bolsa de Buenos Aires reduz estimativas para safras de soja e milho da Argentina

LOGO REUTERS

BUENOS AIRES (Reuters) - A safra de soja 2020/21 da Argentina deverá atingir 44 milhões de toneladas, disse nesta quinta-feira a Bolsa de Cereais de Buenos Aires, reduzindo sua previsão ante os 46 milhões estimados anteriormente, devido aos efeitos uma seca.

A instituição também cortou sua projeção para a safra 2020/21 de milho do país, passando a estimá-la em 45 milhões de toneladas. Antes, a bolsa via a colheita do cereal em 46 milhões de toneladas.

A Argentina é a maior exportadora de óleo e farelo de soja do mundo, além de terceira maior fornecedora de milho.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Notícias Agrícolas/Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário