HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Projeto da Embrapa busca viabilizar cultivo da canola no cerrado brasileiro

Publicado em 07/06/2021 10:48
Bruno Galvêas Laviola - Chefe Adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Agroenergia
Primeiros resultados utilizando as mesmas cultivares do Sul foram animadores para os pesquisadores que agora vão buscar adaptar novas cultivares e determinar protocolos de manejo específicos para este bioma

Podcast

Projeto da Embrapa busca viabilizar cultivo da canola no cerrado brasileiro

Download

LOGO nalogo

A Embrapa está desenvolvimento um projeto que visa expandir o cultivo da canola para outras regiões do Brasil, em especial para o Cerrado no Distrito Federal e na Bahia. Costumeiramente produzida em climas mais frios, o objetivo é tropicalizar a canola, assim como já foi feito anteriormente com a soja e, mais recentemente, com o trigo.

Segundo o chefe adjunto de pesquisa e desenvolvimento da Embrapa Agroenergia, Bruno Galvêas Laviola, em um primeiro momento foram utilizadas as mesmas cultivares já existentes para o Sul do Brasil para verificar quais se adaptavam melhor ao novo bioma. Agora, agora, haverá pesquisas para desenvolver novas cultivares mais adaptadas.

Os resultados iniciais do projeto foram bastante animadores com produtividades de 2 mil quilos por hectare em lavouras de sequeiro e de mais de 4 mil quilos por hectare em áreas irrigadas, enquanto a média nacional fica ao redor dos 1,4 mil quilos.

Laviola destaca que o grande desafio é reproduzir este alto índice em lavouras comerciais e que para isso, é necessário adaptar também uma série de sistemas de produção como a época do plantio (que ocorre até 15 de março contra plantio em abril e maio no Sul), colheita (em junho e agosto contra o período de setembro e outubro no Sul), diferença no regime de chuvas e temperaturas, adubação e pressão de pragas e doenças.

A presença de indústrias para ajudar a absorver essa produção também é um dos pontos que será observado pelo projeto. Um dos benefícios dessa expansão é disponibilizar novos volumes de produção antes da chegada da safra do Sul, em uma época de pouca disponibilidade no mercado.

Confira a íntegra da entrevista com o chefe adjunto de pesquisa e desenvolvimento da Embrapa Agroenergia no vídeo.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Guilherme Dorigatti
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário