Projeto da Embrapa busca viabilizar cultivo da canola no cerrado brasileiro

A Embrapa está desenvolvimento um projeto que visa expandir o cultivo da canola para outras regiões do Brasil, em especial para o Cerrado no Distrito Federal e na Bahia. Costumeiramente produzida em climas mais frios, o objetivo é tropicalizar a canola, assim como já foi feito anteriormente com a soja e, mais recentemente, com o trigo.
Segundo o chefe adjunto de pesquisa e desenvolvimento da Embrapa Agroenergia, Bruno Galvêas Laviola, em um primeiro momento foram utilizadas as mesmas cultivares já existentes para o Sul do Brasil para verificar quais se adaptavam melhor ao novo bioma. Agora, agora, haverá pesquisas para desenvolver novas cultivares mais adaptadas.
Os resultados iniciais do projeto foram bastante animadores com produtividades de 2 mil quilos por hectare em lavouras de sequeiro e de mais de 4 mil quilos por hectare em áreas irrigadas, enquanto a média nacional fica ao redor dos 1,4 mil quilos.
Laviola destaca que o grande desafio é reproduzir este alto índice em lavouras comerciais e que para isso, é necessário adaptar também uma série de sistemas de produção como a época do plantio (que ocorre até 15 de março contra plantio em abril e maio no Sul), colheita (em junho e agosto contra o período de setembro e outubro no Sul), diferença no regime de chuvas e temperaturas, adubação e pressão de pragas e doenças.
A presença de indústrias para ajudar a absorver essa produção também é um dos pontos que será observado pelo projeto. Um dos benefícios dessa expansão é disponibilizar novos volumes de produção antes da chegada da safra do Sul, em uma época de pouca disponibilidade no mercado.
Confira a íntegra da entrevista com o chefe adjunto de pesquisa e desenvolvimento da Embrapa Agroenergia no vídeo.
0 comentário
Preços de arroz e feijão caem, mas consumo segue em retração no varejo alimentar em 2025
CNA defende avanço nos padrões de qualidade para feijão e pulses
Plantio do Feijão 1ª Safra se aproxima do final no Rio Grande do Sul
Federarroz faz balanço de 2025 e projeta cenário desafiador mas otimista para 2026
Farsul divulga nota técnica sobre impactos da queda do preço do arroz na arrecadação do ICMS
Deral vê plantio recorde para 2ª safra de milho do Paraná, mantém previsão para soja