HOME VÍDEOS NOTÍCIAS DADOS DA SAFRA METEOROLOGIA FOTOS

Apesar de dificuldades na germinação, safra de canola ainda deve ser positiva em Giruá/RS

Publicado em 14/06/2021 10:18 e atualizado em 14/06/2021 10:50 644 exibições
Jairo Roberto Fernandes Lucas e Matheus - Produtor Rural em Giruá - RS e Engenheiro Agrônomo em Giruá - RS
Após plantio das lavouras, uma estiagem de 14 dias prejudicou o início do ciclo das plantas, mas previsões para o clima estão positivas e a expectativa de rentabilidade é alta

Podcast

Apesar de dificuldades na germinação, safra de canola ainda deve ser positiva em Giruá/RS

Download

LOGO nalogo

A canola foi a escolhida como safra de inverno na propriedade do produtor rural Jairo Roberto Fernandes Lucas em Giruá no Rio Grande do Sul. Além da boa perspectiva de rentabilidade e comercialização da canola, o planejamento de safras com plantio do milho no verão ajudou nessa escolha.

Isso porque, a canola foi plantada por lá ainda em 20 de maio, o que vai levar a colheita a partir de 10 de setembro e permitir boa janela de cultivo para o milho na safra verão 2021/22, conforme explica Matheus Lucas, engenheiro agrônomo e filho de Jairo.

Lavoura_canola_girua_rio_grande_do_sul_safra_inverno_2021

O plantio das lavouras aconteceu sob boas condições climáticas, mas após a semeadura fora 14 dias sem chuvas, o que prejudicou a germinação da canola, mantendo 80% das plantas se desenvolvendo. A partir de agora, as previsões são boas para o clima, inclusive sem perspectiva de geadas na região, o que deve beneficiar a cultura e permitir uma alta produtividade.

Jairo comenta que a presença de uma indústria no município que transforma a canola em óleo permite bom escoamento da produção e aumenta a perspectiva de rentabilidade para a canola, que deve ser negociada com preços ligeiramente superiores aos praticados na soja.

Lavoura_canola_girua_rio_grande_do_sul_safra_inverno_2021

Confira  a entrevista completa com o produtor rural e o engenheiro agrônomo de Giruá/RS no vídeo.

Lavoura_canola_girua_rio_grande_do_sul_safra_inverno_2021

Por:
Guilherme Dorigatti
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

0 comentário