HOME VÍDEOS NOTÍCIAS DADOS DA SAFRA METEOROLOGIA FOTOS

Reforma das taipas do arroz melhoram produtividade e eficiência no uso de recursos

Publicado em 16/06/2021 10:47 e atualizado em 16/06/2021 11:29 390 exibições
Donato Lucietti - Coordenador Estadual do Programa Grãos da Epagri
Ação é necessária para reforçar as barreiras, evitar perda de água e melhorar a sustentabilidade e os resultados dos rizicultores

Podcast

Reforma das taipas do arroz melhoram produtividade e eficiência no uso de recursos

Download

LOGO nalogo

Reforçar as taipas nas lavouras de arroz é uma ação necessária e que pode trazer vários benefícios aos produtores como mais produtividade, melhor gestão de recursos e diminuição de custos de produção.

O coordenador estadual do programa de grãos da Epagri, Donato Lucietti, explica que muitas taipas do Sul do Brasil existem há 20 ou 30 anos e vão se deteriorando com o tempo, permitindo que a água da irrigação escape das lavouras. Daí a importância deste reforço para manter a água armazenada por mais tempo.

A presença da lâmina de água ajuda a impedir o aparecimento de plantas daninhas e diminui a necessidade de irrigação. O especialista indica ainda que, mesmo as pequenas perdas de área cultivada acabam sendo compensadas pela elevação da produtividade.

Dados levantados pela Epagri demonstram que a presença de plantas daninhas reduz a disponibilidade de nutrientes para a cultura, o que pode levar a perdas superiores a 50%. Além disso, a maior capacidade de armazenamento e aumenta a eficiência no uso da água de 10 a 15%.

Confira a entrevista completa com o coordenador estadual do programa de grãos da Epagri no vídeo.

Por:
Guilherme Dorigatti
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

0 comentário