Cultivo do gergelim cresceu 600% em 10 anos e é importante opção de rentabilidade para segunda safra
Podcast
Cultivo do gergilim cresceu 600% em 10 anos e é importante opção de rentabilidade para segunda safra
![]()
Nos últimos 10 anos o cultivo do gergelim cresceu 600% no Brasil, com aumento de 230% na área apenas entre as safras 2018/19 e 2019/20, representando 123% a mais de produção em apenas um ano.
Segundo a pesquisadora da Embrapa Algodão, Nadir Arriel, o gergelim vem ganhando espaço devido a alta rentabilidade, abertura de novos mercados (inclusive para exportação) e boa opção para rotação de culturas na segunda safra (aproveitando a maior resistência ao déficit hídrico).
O crescimento já tem sido grande, mas a produção nacional poderia ser ainda maior, uma vez que o potencial produtivo das cultivares é de até 2 mil quilos por hectare, mas a média de produtividade brasileira fica em apenas 600 quilos por hectare.
A pesquisadora explica que as perdas durante a colheita podem chegar à 70% do total produzido e que é necessário avançar mais na pesquisa e nos ajustes para técnicas mais adequadas de colheita. Hoje, as recomendações da Embrapa já são capazes de reduzir em até 13% essas perdas.
Outro ramo de pesquisa da entidade é o desenvolvimento de novas cultivares, que vem sendo realizado desde 1986. Arriel conta que as linhas de pesquisa atuais são cultivares mais adaptadas à colheita mecanizada, com as sementes mais retidas à capsula, maior taxa de óleo na semente e películas com coloração mais adaptadas ao mercado.
Confira a íntegra da entrevista com a pesquisadora da Embrapa no vídeo.
0 comentário
Pro Farmer reduz potencial do milho nos EUA, mas aponta soja para novo recorde
Pro Farmer: lavouras de Illinois decepcionam, enquanto milho de Iowa mostra potencial; doenças avançam na soja
Cofco confirma seu primeiro embarque de sorgo do Brasil para a China
IGC corta estimativas de safras globais de trigo e milho
Sorgo ganha mercado, supera milho em preço e pode colocar Brasil entre os líderes globais da cultura
Pro Farmer Crop Tour: primeiros resultados mostram impacto do clima e colocam em xeque potencial das lavouras dos EUA