HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Colheita do arroz ainda está no início, mas região de Uruguaiana/RS já espera grandes perdas

Publicado em 22/02/2022 10:56
Roberto Fagundes Ghigino - Presidente da Associação de Arrozeiros de Uruguaiana/RS
Faltou chuva na região ao longo do ciclo e temperaturas elevadas aumentaram a evaporação da água. Com muitas lavouras abandonadas, finanças dos produtores serão afetadas e área cultivada pode diminuir nos próximos anos

Podcast

Colheita do arroz ainda está no início, mas região de Uruguaiana/RS já espera grandes perdas

Logotipo Notícias Agrícolas

A região de Uruguaiana foi mais uma que sofreu com a falta de chuvas e as altas temperaturas no Rio Grande do Sul. Como reflexo desse cenário, as lavouras de arroz sofreram e vão apresentar queda de produção nas colheitas que se iniciaram no começo de fevereiro.

Segundo o presidente da Associação de Arrozeiros de Uruguaiana/RS, Roberto Fagundes Ghigino, ainda é cedo para estimar perdas, mas elas existem e serão grandes. Em função desses problemas de desenvolvimento, muitas áreas da região foram abandonadas pelos produtores.

A fronteira Oeste e Centro-Oeste do Rio Grande do Sul representa 55% da produção gaúcha de arroz e toda ela sofreu com as condições climáticas. A liderança destaca que, em muitos dias a taxa de evaporação era de 14 mm, o que na prática, resultou na impossibilidade até mesmo da irrigação, já que o produtor fazia chover 20 mm e perdia 14 para a evaporação.

A esperança é para que os preços, que já começaram a reagir, subam ainda mais para ajudar de alguma forma na recomposição das margens muito apertadas após alto custo de produção. O cenário pode, inclusive, motivar uma redução de área cultivada nos próximos anos, como aponta Ghigino.

Confira a íntegra da entrevista com o presidente da Associação de Arrozeiros de Uruguaiana/RS

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Guilherme Dorigatti
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário