Rio Grande do Sul já colheu 25% do arroz e espera grandes perdas de produtividade
Podcast
Rio Grande do Sul já colheu 25% do arroz e espera grandes perdas de produtividade
![]()
A colheita do arroz já foi realizada em 25% das lavouras do Rio Grande do Sul neste ano bastante complicado para a safra gaúcha, que enfrentou seca, falta de água para irrigação, temperaturas elevadas e até granizo em diversas regionais.
Segundo a diretora técnica do Irga (Instituto Rio-grandense do Arroz), Flávia Miyuki Tomita, a produção certamente será menor do que as 8,5 milhões de toneladas registradas no ano passado, mas ainda não é possível estimar um tamanho de perdas enquanto a colheita não avançar mais.
Para ser ter uma ideia, apenas a regional da Fronteira Oeste, a mais atingida pela severidade das condições climáticas, registrou 32 mil hectares abandonados nesta temporada 2021/22.
Diante do cenário de perdas certas, Tomita relata que já houve alguma reação nos preços da saca de arroz no estado, mas esses patamares se estabilizaram nas últimas semanas, devendo voltar a subir conforme essas reduções de produtividade forem se confirmando.
Confira a íntegra da entrevista com a diretora técnica do Irga no vídeo.
0 comentário
Ucrânia reduz previsão de exportação de grãos devido a ataques russos a portos
Seca assola áreas de arroz da Itália
Déficit de armazenagem de grãos na Ucrânia pode chegar a 11 mi t, diz ministério
Feijão/Cepea: Colheita pressiona carioca neste início de agosto
Anec vê aumento nas exportações de soja do Brasil em agosto e recuo para o milho
Arroz/Cepea: Oferta restrita eleva média ao maior patamar em 11 meses