HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Santa Catarina amplia produção de arroz e se consolida como maior média de produtividade do Brasil

Publicado em 21/07/2022 14:42
Glaucia De Almeida Padrão - Analista de Socioeconomia da Epagri/Cepa
Estado se aproveitou de boas condições climáticas e aumento nos investimentos dos agricultores para ampliar a produtividade média neste ciclo. Por outro lado, queda dos preços de venda preocupam os produtores

Podcast

Santa Catarina amplia produção de arroz e se consolida como maior média de produtividade do Brasil

Logotipo Notícias Agrícolas

Santa Catarina colheu 1,25 milhão de toneladas de arroz nesta safra 2021/22, um patamar 0,25% superior ao registrado na colheita passada da temporada 2020/21. Para chegar neste volume, o estado registrou média de produtividade de 8,48 toneladas por hectare, marca inferior somente ao recorde de 2017/18. 

A analista de socioeconomia da Epagri/Cepea, Glaucia de Almeida Padrão, explica que o clima neste ciclo foi positivo, já que a estiagem ficou restrita as regiões Meio-Oeste e Extremo-Oeste do estado, não afetando áreas produtoras mais ao litoral. Outro ponto que contribuiu foi o maior investimento dos produtores capitalizados em tecnologia.  

Sendo assim, Santa Catarina se consolida como segundo maior produtor de arroz do Brasil, atrás apenas do Rio Grande do Sul, e como estado com maior média de produtividade do país. 

Do lado do mercado, a analista comenta que os preços do arroz vinham de dois anos altistas em meio à pandemia, mas em patamares que não eram sustentáveis à longo prazo. Agora, as cotações recuaram com a safra cheia e diminuíram as margens diante de um custo de produção elevado. 

Confira a entrevista completa com a analista de socioeconomia da Epagri/Cepea no vídeo. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Guilherme Dorigatti
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário