Produção de sorgo cresceu 45% na última safra fortalecendo alternativa de produção com maior janela e menor necessidade de chuva
Podcast
Produção de sorgo cresceu 45% na última safra fortalecendo alternativa de produção com maior janela e menor necessidade de chuva
Na safra 2021/22 o Brasil aumentou em 22% a área plantada com sorgo, chegando em 1,1 milhão de hectares e contabilizando produção total de 2,9 milhões de toneladas, patamar 40% maior do que o da temporada passada.
Segundo Cícero Menezes, pesquisador da Embrapa, a demanda crescente por grãos no mercado interno, as condições climáticas delicadas para a segunda safra e o aumento da pressão de cigarrinhas do milho e enfezamentos são os fatores que sustentam esse crescimento.
O pesquisador comenta que, na região Centro-Oeste, condições de chuva menores do que 432 mm já deixa o sorgo com mais rendimento do que o milho. Além disso, plantio após o dia 15 ou 20 de fevereiro já coloca o sorgo à frente do milho.
Menezes ainda destaca que o mercado para o sorgo já está consolidado no Brasil e que, atualmente, o país já tem capacidade para absorver o dobro da produção atual com foco no mercado de rações, onde o sorgo fica apenas 5% atrás do milho com custo bem menor.
Olhando para a frente, a perspectiva é de manutenção deste crescimento com novas áreas adotando o cultivo no Oeste do Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul.
Confira a entrevista completa com o pesquisador da Embrapa do vídeo.
0 comentário
Exportações brasileiras de pulses crescem 30% em 2025
Dia do Feijão celebra tradição e importância nutricional do alimento
Dia do Feijão: Data reforça o valor do grão para o produtor e aponta caminhos para consumo e rentabilidade
Produção de feijão cresce em Minas e sustenta liderança no Sudeste
Feijão/Cepea: Altas seguem intensas neste começo de fevereiro; carioca lidera valorização
Entidades arrozeiras articulam medidas conjuntas para enfrentar crise da cadeia orizícola gaúcha