HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Tupanciretã/RS já perdeu 100% do milho sequeiro e tem prejuízos também na soja, de acordo com a Prefeitura

Publicado em 25/01/2023 12:09
Gustavo Herter Terra - Prefeito de Tupanciretã/RS
Segundo ano consecutivo de seca trouxa chuva abaixo da média desde agosto/22 e acumulo de perdas na produção e na renda dos produtores do município

Podcast

Tupanciretã/RS já perdeu 100% do milho sequeiro e tem prejuízos também na soja

Logotipo Notícias Agrícolas

Desde o segundo semestre de 2022 Tupanciretã no Rio Grande do Sul está recebendo chuvas abaixo da média mensal, que é de 200 mm, o que levou o município a ser o primeiro do estado a decretar estado de emergência, ainda em dezembro.  

Segundo dados da Prefeitura Municipal de Tupanciretã, em setembro foram 76 mm, em outubro 111 mm, outros 36 mm foram registrados em dezembro e pouca coisa acumulada em janeiro. 

O prefeito do município e produtor rural, Gustavo Terra, relata que dos 10 mil hectares de milho verão, as lavouras de sequeiro já apresentam perda total e as lavouras irrigadas têm reservatórios baixos e insuficientes para atender a necessidade até o final do ciclo, justamente quando se aproxima a fase de enchimento de grãos. 

Já para a soja, eram 154 mil hectares esperados inicialmente, este total já havia sido reduzido para 149 mil, mas pelo menos 15% disto não chegou a ser semeado, além de 30% da área passar por ao menos um replantio, chegando à três em algumas localidades. 

Diante da falta de previsões para melhorar a situação climática nos próximos dias, a liderança destaca que novas perdas devem seguir aparecendo e que a Prefeitura trabalha para mitigar os prejuízos acumulados nos últimos dois anos e na assistência aos moradores do município. 

Terra conta que, na próxima semana haverá uma reunião com o Governador do Estado, Eduardo Leite, para buscar soluções estaduais de recursos, prorrogação de débitos e gatilhos que possam se tornar automáticos para auxiliar produtores em casos de emergência com este. 

Confira a íntegra da entrevista com o Prefeito de Tupanciretã/RS no vídeo. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Guilherme Dorigatti
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário