Tupanciretã/RS já perdeu 100% do milho sequeiro e tem prejuízos também na soja, de acordo com a Prefeitura
Podcast
Tupanciretã/RS já perdeu 100% do milho sequeiro e tem prejuízos também na soja
![]()
Desde o segundo semestre de 2022 Tupanciretã no Rio Grande do Sul está recebendo chuvas abaixo da média mensal, que é de 200 mm, o que levou o município a ser o primeiro do estado a decretar estado de emergência, ainda em dezembro.
Segundo dados da Prefeitura Municipal de Tupanciretã, em setembro foram 76 mm, em outubro 111 mm, outros 36 mm foram registrados em dezembro e pouca coisa acumulada em janeiro.
O prefeito do município e produtor rural, Gustavo Terra, relata que dos 10 mil hectares de milho verão, as lavouras de sequeiro já apresentam perda total e as lavouras irrigadas têm reservatórios baixos e insuficientes para atender a necessidade até o final do ciclo, justamente quando se aproxima a fase de enchimento de grãos.
Já para a soja, eram 154 mil hectares esperados inicialmente, este total já havia sido reduzido para 149 mil, mas pelo menos 15% disto não chegou a ser semeado, além de 30% da área passar por ao menos um replantio, chegando à três em algumas localidades.
Diante da falta de previsões para melhorar a situação climática nos próximos dias, a liderança destaca que novas perdas devem seguir aparecendo e que a Prefeitura trabalha para mitigar os prejuízos acumulados nos últimos dois anos e na assistência aos moradores do município.
Terra conta que, na próxima semana haverá uma reunião com o Governador do Estado, Eduardo Leite, para buscar soluções estaduais de recursos, prorrogação de débitos e gatilhos que possam se tornar automáticos para auxiliar produtores em casos de emergência com este.
Confira a íntegra da entrevista com o Prefeito de Tupanciretã/RS no vídeo.
0 comentário
Preços de arroz e feijão caem, mas consumo segue em retração no varejo alimentar em 2025
CNA defende avanço nos padrões de qualidade para feijão e pulses
Plantio do Feijão 1ª Safra se aproxima do final no Rio Grande do Sul
Federarroz faz balanço de 2025 e projeta cenário desafiador mas otimista para 2026
Farsul divulga nota técnica sobre impactos da queda do preço do arroz na arrecadação do ICMS
Deral vê plantio recorde para 2ª safra de milho do Paraná, mantém previsão para soja