HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Contas no Vermelho: quebra de produtividade e preços baixos trouxeram prejuízo no ciclo 23/24 de soja e milho

Publicado em 04/04/2024 14:59
Mauro Osaki - Pesquisador do Cepea
Pesquisador do Cepea classifica temporada como o de maior prejuízo dos últimos 25 anos em regiões como Sorriso/MT

Logotipo Notícias Agrícolas

Dados levantados pelos pesquisadores do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada) classificaram a temporada 2023/24 do sistema soja + milho com o maior prejuízo dos últimos 25 anos, tomando por base a praça de Sorriso no Mato Grosso. 

Mauro Osaki, Pesquisador do Cepea, destaca que os dois fatores que mais comprometeram a rentabilidade dos produtores brasileiros foram a queda de produtividade na safra de soja 23/24 e os baixos preços de comercialização das commodities. 

Este cenário de contas no vermelho também já está trazendo impactos para o próximo ciclo 2024/25. O pesquisador acredita que produtores que não tem histórico nos grãos e áreas novas e de baixa produtividade devam ser deixadas de lado na próxima safra e que os agricultores vão precisar manter os custos apurados e reajustar os planejamentos. 

Osaki destaca ainda que enxerga a agricultura voltando ao padrão apresentado até 2019, após os últimos anos de preços elevados, classificados pelo pesquisador como pontos fora da curva. 

Confira a íntegra da entrevista com o Pesquisador do Cepea no vídeo. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Guilherme Dorigatti
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário