Redução na oferta de mandioca enfraquece movimento de queda nos preços registrado nas últimas semanas

Publicado em 23/11/2016 16:25
Confira a entrevista de Fábio Isaias Felipe - Pesquisador do Cepea
Demanda fraca fez preços da mandioca recuarem nas últimas semanas, mas cenário pode mudar a qualquer momento

Podcast

Demanda fraca fez preços da mandioca recuarem nas últimas semanas, mas cenário pode mudar a qualquer momento

Download

O mercado da mandioca vinha enfrentando um movimento de queda de preços nas últimas semanas, mas agora o cenário se reverte, indicando um enfraquecimento deste movimento.

O pesquisador do Cepea, Fábio Isaias Felipe, lembra que a queda de preços veio em função da demanda fraca dos derivados, tanto da farinha quanto da fécula da mandioca.

A dificuldade do repasse das indústrias atrapalhou o cenário de preços pagos ao produtor.

Nesta semana, o cenário já começa a indicar uma mudança, devendo ter preços positivos até sexta-feira (25). Na última semana, o fechamento foi de R$433,87 para a tonelada da mandioca, um aumento de 90% em relação à queda do ano passado, trazendo uma situação favorável.

Os dados do Departamento de Economia Rural (Deral) do Paraná indicaram que, até o mês de setembro, 95% da mandioca já havia sido colhida no estado. "Praticamente não há mais mandioca a ser colhida no Paraná, o que poderá fazer uma reversão na queda das últimas semanas", diz o pesquisador. Além deste fator, a falta de chuvas prejudicando a colheita no estado e também em algumas regiões do Mato Grosso do Sul influenciam o cenário.

A demanda possui alguns movimentos pontuais de demanda, mas segundo o pesquisador, é difícil falar de uma retomada para o final do ano, uma vez que parte da indústria já realizou seus estoques.

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Aleksander Horta e Izadora Pimenta
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário