O pingo doce desta melancia vai mudar o agricultor e o mercado

Publicado em 02/10/2018 15:11
20 agricultores escolhidos a dedo praticam um novo jeito de plantar, vender e entregar o que foi prometido. 2ª reportagem de João Batista e Gabriel Olivi, feita na caatinga do Rio Grande do Norte.
d4d66347fd9f8e30ab26421dcad8ba05.jpg   3b1556bb88ab28c0f417e90a7139a64d.jpg
ASSISTA: O jogo da melancia segura o emprego na caatinga   ASSISTA: As abelhas trabalham... e os canteiros se enchem de melancias

Podcast

O pingo doce desta melancia vai mudar o agricultor e o mercado

Download

 

Pingo Doce pode estimular o consumo de melancia no Brasil seguindo modelo espanhol

O consumo de melancia na Espanha dobrou em 10 anos, chegando a dez quilos per capita ao ano. A revolução no mercado de melancia espanhol é atribuída ao desenvolvimento do produto pela Nunhmes®, a marca de sementes de frutas e hortaliças da BASF.

“A melancia na Espanha é um caso de sucesso que começou em 2002”, ressalta Pere Montón, gerente de contas da Nunhems® na Espanha. A produção de melancia com menos sementes, de tamanho reduzido e muito saborosa, abriu as portas do mercado europeu para o produto espanhol.

“Atualmente, de cada dez melancias consumidas na Europa, quatro são espanholas. A área de cultivo da fruta dobrou na última década”, afirma Montón.

Agora é a vez do Brasil

Seguindo o modelo de sucesso da Espanha, a Nunhems® apresentou o conceito Pingo Doce ao mercado brasileiro. O lançamento do Projeto Pingo Doce foi realizado em 25 e 26 de setembro em Mossoró (RN). Pere Montón e um grupo de empresários espanhóis contaram suas experiências bem-sucedidas no cultivo da fruta aos agricultores, comercializadores e supermercadistas brasileiros. O evento também teve a participação de agricultores argentinos e chilenos que vieram conferir a novidade no mercado brasileiro.

No Brasil, a proposta é levar ao consumidor uma melancia com sabor e qualidade. “Em uma iniciativa inédita para o setor, unimos os elos da cadeia no evento para que conhecessem o processo produtivo que garante um produto de maior valor agregado. Todos saem ganhando com a adoção de práticas sustentáveis como a fertirrigação (irrigação com adubação) e a rastreabilidade”, afirma Leonardo Herzog, gerente de contas Nunhems®.

Mais sabor e saúde

Com menos sementes, tamanho reduzido e muita doçura, a melancia Pingo Doce é voltada para o consumidor que busca sabor e praticidade em um só produto. A casca escura e a polpa vermelho forte chamam a atenção. Esta melancia também é uma opção mais saudável.

“A melancia obtida pelo sistema Pingo Doce tem o dobro de antioxidantes quando comparada às melancias convencionais, o que previne o desenvolvimento de doenças no nosso organismo”, explica Herzog.

Além disso, a melancia é a fruta in natura com o maior teor de licopeno, que ajuda na prevenção de doenças como o câncer de próstata. A água representa mais de 90% da melancia, por isso ela é indicada para a reidratação após a prática de atividades físicas.

A melancia com o padrão Pingo Doce já é produzida nos estados de Piauí, Bahia, Tocantins, Goiás, São Paulo, Rio Grande do Sul e Minas Gerais. Pelo entusiasmo que viu no Brasil, Montón acredita que o país tem tudo para ser o próximo caso de sucesso no cultivo e comercialização da fruta. “O Brasil tem um grande potencial e nós acreditamos no sucesso deste projeto”, finaliza.

 

Pingo docePingo docePingo docePingo docePingo doce

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
João Batista Olivi
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Manuel dos santos Lopes Vitória da Conquista - BA

    ONDE COMPRAR SEMENTES DA MELANCIA PINGO DOCE?

    2
    • carlo meloni sao paulo - SP

      MANUEL, percebendo que ninguem te responde, eu vou te dar a dica :::Pergunte ao GOOGLE

      19